As Eleições 2020 estão chegando e a discussão sobre o voto responsável nunca foi tão importante quanto agora! O Projeto Meu, Seu, Nosso Voto busca criar uma rede de multiplicadores, mobilizadores, amplificadores e parceiros, pessoas como você ou como nós, para espalhar o tema do voto responsável em uma campanha digital – sobretudo, mas não só – para jovens que votam pela primeira vez.
Qualquer pessoa pode participar da campanha #MeuSeuNossoVoto, baixar os materiais para ampliar a ideia do voto responsável ou mobilizar grupos de conversa. No site do projeto estão descritas as formas de envolvimento:
As formas de engajamento incluem: multiplicadores, aqueles que podem baixar o Kit de Mídias Sociais, multiplicar a campanha #MeuSeuNossoVoto em suas redes sociais e promover diálogos informais sobre o voto responsável; mobilizadores, que a partir do e-book e do guia de roteiros organizam rodas de conversa com jovens; e amplificadores, organizações que podem ser parceiras do projeto, como na adaptação do e-book e do guia para públicos específicos, ou abrindo espaço na imprensa para que o assunto “voto responsável” esteja em debate.
E-book e guia de rodas de conversa
Sob a perspectiva de que o voto é uma ferramenta de transformação social, o Meu, Seu, Nosso Voto atua em duas frentes: disponibilização de materiais de apoio para as instituições e agentes sociais que aderirem à campanha #MeuSeuNossoVoto; formação de rede e mobilização on-line através de rodas de conversa e campanha digital.
A partir dos pilares #SomosSeresPolíticos, #SomosPlurais e #SomosComunicadores, o projeto oferece um guia de conteúdo sobre o voto responsável com sugestões de roteiro para rodas de conversa sobre o tema. Além de conteúdos e metodologias para campanha de comunicação nas redes sociais.
“Partimos da premissa de que somos seres políticos, em cada escolha ou ato, do respeito ao assento preferencial à escolha do representante político. Precisamos sempre ressaltar que somos plurais, o Brasil é um país continental, ao votar de forma responsável, você não pode olhar somente para a sua realidade, para a vida no seu bairro. A dignidade precisa ser coletiva e não seletiva. E o terceiro pilar que sustenta o voto responsável, para nós, é o somos comunicadores. A pandemia ressaltou a necessidade de verificarmos onde e como consumimos notícias. Não somos responsáveis pelo que os outros produzem, mas é nossa responsabilidade o que fazemos com ela, com consciência das consequências graves que elas podem gerar a outras pessoas”, explica Michele. “O voto responsável é aquele que não deixa ninguém para trás”, adiciona.
Michele Bravos, presidente do Instituto Aurora, organização envolvida no projeto.
O projeto Meu, Seu, Nosso Voto é suprapartidário, nacional, colaborativo e está sendo desenvolvido por cinco mulheres, representantes do Instituto Aurora, Nossa Causa, Escola da Política, Cidade da Gente e Instituto Por.De.Para Mulheres.
Acompanhe o projeto nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter