Músicas podem despertar diversos sentimentos em nós. Podemos nos encontrar em suas melodias e refrões, podemos nos perder em emoções e lembranças. Podemos nos identificar com o intérprete ou encontrar um significado só nosso para cada canção.
Há músicas que nos ajudam a relaxar ou aquelas que nos aceleram. Há aquelas que nos fazem sorrir e, às vezes, até rir. Há também músicas que doem, que enchem o peito e transbordam os olhos, que nos ajudam a levantar do chão ou abraçar a nossa própria sombra. Há aquelas que nos ajudam a ver que não estamos sozinhos e que nos ajudam a passar por um dia ruim. Há aquelas que enchem o coração de esperança e nos fazem encontrar uma força que nem sabíamos que tínhamos. Elas entram pelo ouvido e chegam até nosso coração em um fenômeno que não sabemos explicar, só sentir e vivenciar. Esse é o poder da música.
Músicas são empoderadoras. Músicas dão esperança. Por isso, preparamos uma playlist especial com músicas que causam, com objetivo de relembrar para você o tamanho da sua força!
Everybody Hurts – R.E.M.
“When the day is long
And the night, the night is yours alone
When you’re sure you’ve had enough of this life
Hang on
Don’t let yourself go
‘Cause everybody cries
And everybody hurts, sometimes
Sometimes everything is wrong
Now it’s time to sing along”
“Quando o dia é longo
E a noite, a noite é somente sua
Quando você tiver certeza que já teve o suficiente desta vida
Aguente firme
Não desista de si mesmo
Porque todo mundo chora
E todo mundo se machuca, às vezes
Às vezes tudo está errado
Agora é tempo de cantarmos juntos”
A música “Everybody Hurts” se tornou um hino de esperança. Foi escrita pelo baterista da banda R.E.M., Bill Berry, justamente para isso. Ele queria que a música alcançasse as pessoas que se sentiam sem esperança. Sobre a música, o vocalista da banda, Michael Stipe, diz que cantou muito claramente a letra, diferente de outras músicas onde seu vocal é mais “sujo”, pois não queria que a mensagem se perdesse: “Eu ainda não consigo acreditar que é a minha voz. É tão pura. Essa música instantaneamente se tornou de todo mundo, menos nossa. E honestamente isso significa o mundo para mim”.
Skyscraper – Demi Lovato
“You can take everything I have
You can break everything I am
Like I’m made of glass
Like I’m made of paper
Go on and try to tear me down
I will be rising from the ground
Like a skyscraper”
“Você pode pegar tudo que eu tenho
Você pode quebrar tudo o que eu sou
Como se eu fosse feita de vidro
Vá em frente e tente me derrubar
Eu vou me levantar do chão
Como um arranha-céu”
A cantora Demi Lovato lida com transtornos mentais desde a infância e fala sobre isso abertamente. Em 2010, ela se internou voluntariamente em uma clínica de reabilitação para o tratamento de distúrbios alimentares e distúrbios de auto mutilação. Antes disso ela gravou a música “Skyscraper”, que virou single de seu CD “Unbroken”, lançado em 2011.
Demi conta que gravou duas versões da música, uma antes e outra após sair da clínica: “Não parecia o mesmo, então eu mantive a original. Para mim foi… simbólico, sendo a versão que eu gravei antes do tratamento e ainda assim estava passando uma mensagem. É tão louco como as coisas aconteceram, acabou virando meu símbolo e representou o que eu estava tentando falar: buscar ajuda e superar todos os problemas com o quais eu e meus fãs estamos lidando”. Demi também lançou um documentário, intitulado “Stay Strong” (Mantenha-se forte, em tradução livre) contando sobre o seu tratamento e sobre o apoio que recebeu de fãs e amigos.
AmarElo – Emicida, Majur, Pabllo Vittar
“Aí, maloqueiro, aí, maloqueira
Levanta essa cabeça
Enxuga essas lágrimas, certo? (Você memo)
Respira fundo e volta pro ringue (vai)
‘Cê vai sair dessa prisão
‘Cê vai atrás desse diploma
Com a fúria da beleza do Sol, entendeu?
Com a fúria da beleza do Sol, entendeu?
Faz isso por nóis, faz essa por nóis (vai)
Te vejo no pódio
Ano passado eu morri mas esse ano eu não morro”
O rapper Emicida lançou em julho seu novo single, AmarElo, em parceria com as artistas Pabllo Vittar e Majur. O clipe da música começa com um áudio recebido pelo rapper de um amigo desabafando sobre sua depressão. Sobre a música, ele diz “(…) a ideia é que as pessoas observem ao redor e se enxerguem maiores que os seus problemas, independente de quais sejam”. Sobre a escolha das parcerias, ele fala: “Desde que Pabllo chegou, a vi como símbolo de força, uma gigante. Vencer sorrindo é algo inspirador”.
Em outra entrevista, ele diz: “As duas trazem, em suas vivências e em suas obras, histórias bonitas a respeito de acreditar em si e de lutar contra o mundo para ser quem são”, explica Emicida sobre as participações em “AmarElo”. Agora em setembro, o rapper vai participar de um festival sobre saúde mental em São Paulo, organizado pelo CVV.
In My Blood – Shawn Mendes
“Help me
It’s like the walls are caving in
Sometimes I feel like giving up
No medicine is strong enough
Someone help me
I’m crawling in my skin
Sometimes I feel like giving up
But I just can’t
It isn’t in my blood”
“Me ajude
É como se as paredes estivessem desmoronando
Às vezes eu sinto vontade de desistir
Nenhum medicamento é forte o suficiente
Alguém me ajude
Eu estou rastejando dentro da minha pele
Às vezes eu sinto vontade de desistir
Mas eu não posso
Não está no meu sangue”
Em 2011, o jovem cantor canadense lançou a música “In My Blood”, contando sobre sua relação com seu transtorno de ansiedade. Ele descreve a canção como a mais honesta das que já escreveu e repete diversas vezes que ela é uma de suas preferidas. Além de esperar que os fãs se identifiquem com a música, ele espera que eles a entendam. Ele conta que “o melhor dessa música é sobre não estar tudo acabado. A razão pela qual a escrevi está no final, quando digo que não está no meu sangue desistir”.
This Song Saved My Life – Simple Plan
“I was broken
I was choking
I was lost
This song saved my life
I was bleeding
Stopped believing
Could have died
This song saved my life”
“Eu estava quebrado
Eu estava asfixiado
Eu estava perdido
Essa música salvou minha vida
Eu estava sangrando
Parei de acreditar
Poderia ter morrido
Essa música salvou minha vida”
Também em 2011 a banda de rock canadense, Simple Plan, se juntou ao produtor Toby Gad para escrever a música “This Song Saved My Life”. A canção foi baseada em relatos de fãs sobre o poder da música em suas vidas ou sobre como a banda transformou a vida dessas pessoas. Sobre a música, o vocalista Pierre Bouvier diz: “(…) Às vezes as pessoas pensam que é o fim, que não existe motivo para continuar, e às vezes uma música nossa, ou de outro artista, as ajudam a superar. Então nós estamos tentando recriar isso de forma criativa, usando o que os próprios fãs dizem”. Além de usar as palavras dos fãs como inspiração, ao final da faixa pode-se ouvir um coral de fãs cantando “this song saved my life” ou “essa música salvou minha vida” (em tradução livre).
Abrace Sua Sombra – Fresno
“E de olhos fechados
O que é que você vê?
Você é de verdade,
Ou é só o que mandaram ser?
Levante os punhos se não quiser morrer!
Depois da treva um novo dia há de nascer
Abrace a sua sombra
Abrace a sua sombra e traga ela pra vida
Às vezes no escuro se encontra a saída
Peguei minhas fraquezas e vesti de canção
Cada momento é um quadro dessa exposição”
A banda brasileira Fresno, conhecida por músicas como “Quebre as correntes” e “Polo”, lançou em 2016 o CD “A Sinfonia de Tudo que Há”, uma obra que, segundo o vocalista, teve o objetivo de fazer o público refletir sobre o Universo. Desde seu início a banda trata sobre saúde mental, primeiramente com letras mais sombrias como “O Peso do Mundo” ou “Duas Lágrimas”. Mais maduros, tanto pessoalmente e musicalmente, escreveram músicas sobre superação, como “Sobreviver e Acreditar”, “Eu Sou a Maré Viva” e “Maior Que As Muralhas”.
Sobre a música “Abrace Sua Sombra”, o vocalista Lucas Silveira fala: (…) Nós temos uma enorme capacidade de fugir do que nos afeta negativamente, negar nosso lado sombrio. No entanto, o equilíbrio reside justamente no perfeito balanço entre essas duas energias. Abraçar a sombra nada mais é do que atacar nossos problemas de frente e aprender com eles a sermos pessoas melhores”. A banda ainda segue falando sobre o assunto em suas músicas atuais como “Sua Alegria Foi Cancelada” e “Quando Eu Caí”, do novo CD lançado em 2019.
Warrior – Avril Lavigne
“Cause I’m a warrior, I fight for my life
Like a soldier all through the night
And I won’t give up, I will survive, I’m a warrior
And I’m stronger, that’s why I’m alive
I will conquer, time after time
I’ll never falter, I will survive, I’m a warrior”
“Porque eu sou uma guerreira, eu vou lutar pela minha vida
Como um soldado através da noite
E eu não vou desistir, eu vou sobreviver, eu sou uma guerreira
Eu sou forte, é por isso que eu estou viva
Eu vou conquistar, repetidas vezes
Eu nunca irei falhar, eu vou sobreviver, eu sou uma guerreira”
Após 5 anos de hiatus a cantora Avril Lavigne, conhecida por músicas como “Complicated” e “Sk8er boy”, lançou a música “Warrior” que trata sobre a luta contra a doença de Lyme, uma infecção extremamente debilitante e dolorosa. Várias de suas novas músicas falam sobre sua jornada de superação durante o tratamento e crises de dor. Sobre a música, a cantora fala: “É sobre a batalha que eu enfrento todo dia. Espero que ajude você a encontrar força, se você precisar”.
Fight For It – Lucy Spraggan
“Don’t tell me that you’re gonna run away from it now
You’re gonna stand here and fight for it
Don’t tell me that you can’t, and that you’re gonna back down
You’re gonna stand here and fight for it
And I know it’s been cold in your soul
And you know that I’ve been there too
Don’t tell me that you’re gonna run away from it now
I’m gonna stand here and fight with you”
“Não me diga que você vai fugir disso agora
Você vai ficar aqui e lutar por isso
Não me diga que você não pode e que vai voltar atrás
Você vai ficar aqui e lutar por isso
E eu sei que está frio em sua alma
E você sabe que eu estive lá também
Não me diga que você vai fugir disso agora
Eu vou ficar aqui e lutar com você”
A cantora Luccy Spraggan ficou conhecida após entrar no programa de talentos The X Factor, em 2012. A artista era uma das preferidas para ganhar o programa, mas desistiu da competição para tratar sua depressão. Luccy costuma falar bastante sobre saúde mental em suas letras: “ Eu quero lembrar as pessoas que quando você se sente no seu pior e sente que não pode continuar, existe alguém por perto que sente o mesmo. (…) Nós temos que continuar juntos para melhorar.”
Bilhetes – Tiago Iorc
“Às vezes, não tem outro jeito
O jeito é seguir
Lembrar que o que me fere
Também me faz sorrir
Escrevo em um bilhete
Ame tudo que puder
Seja o que for
Venha o que vier”
Depois de quase dois anos de hiatus, o cantor Tiago Iorc voltou a ativa em maio de 2019. O artista brasiliense se isolou da mídia e dos fãs porque não estava conseguindo lidar com a fama repentina. O novo disco discute diversas questões sobre as quais ele lidou durante o começo da carreira, como a exposição em redes sociais, autoestima e a depressão, um quadro recorrente em sua vida. As músicas “Desconstrução” e “Bilhetes” trazem mensagens de superação de maneira poética e simples, como as músicas do cantor costumam ser.
Esperamos que essas músicas possam encher seu coração de esperança e fazê-lo encontrar a força que precisa. Caso não se sinta bem, procure ajuda de um amigo, familiar ou médico. Ou entre em contato com Centro de Valorização a Vida pelo número 188. É gratuito e anônimo. Você não precisa sofrer sozinho.