É fundamental saber, quando estiver criando narrativas para a captação de recursos, que atrás de cada dado relacionado à sua causa estão histórias reais de pessoas que podem ter suas vidas impactadas pelas ações da sua organização.
Por quê? Sozinhos, os dados não convencem. A objetividade e a frieza dos números, quando desconectados de uma humanização, não criam as conexões necessárias para engajar as pessoas ao seu trabalho, para motivá-las a fazer parte de uma mudança.
Ao ajudar os dados a transmitir sua mensagem, conectando-os a histórias, sua organização cria uma comunicação mais potente. Boas histórias capturam a atenção e despertam a curiosidade. Boas histórias são capazes de educar pessoas para uma causa, tornando-as mais empáticas. Boas histórias envolvem. E, por fim, boas histórias podem despertar pessoas a agir.
Conheça o Ebook Mapa da Empatia e entenda o mundo com os olhos de seus doadores.
É sobre este potencial que iremos falar no texto de hoje. Se a sua organização quer criar campanhas mais efetivas para a captação de recursos, está na hora de aprender a contar histórias.
Por que a utilização de narrativas na captação de recursos potencializa suas campanhas
Potenciais da narrativa: expressar mudanças
Quando dividimos as histórias em suas partes elementares, encontramos basicamente três estágios:
- a vida como era antes;
- o momento em que tudo mudou;
- a nova vida que agora se configurou.
Ou seja, uma boa narrativa expressa como e por que a vida muda. E é justamente por isso que sua organização existe. Para mudar de algum modo a vida das pessoas. Certo? Aproveite esse potencial para mostrar seu impacto no mundo.
Potenciais da narrativa: imprimir senso de urgência
Toda boa história tem um problema a ser enfrentado. É ele quem cria tensão e, por sua vez, desencadeia nossa curiosidade para saber como as coisas irão se resolver. Quando o problema pode ser resolvido por quem está lendo ou assistindo – no caso da sua campanha de captação de recursos, o potencial doador – cria-se um senso de urgência e um impulso para a ação. Afinal, todos queremos ser heróis de alguma história.
Potenciais da narrativa: criar empatia
Histórias criam um senso de identidade compartilhada. Você já percebeu como uma boa narrativa nos faz imaginar na pele do protagonista, por exemplo? Quando a sua campanha de captação faz uso de histórias, você dá nome e rosto para as pessoas impactadas pelo seu trabalho. E isso torna mais fácil para o público desenvolver empatia pela causa em questão.
Erros que a sua organização deve evitar ao contar histórias
É claro que nem toda narrativa consegue atingir os três pontos de impacto que acabamos de explicar. Isso acontece porque a contação de histórias exige técnica e também atenção a alguns aspectos básicos. Vamos conhecê-los e evitar erros que podem fazer suas histórias não se tornarem tão potentes quanto podem ser?
[button url=https://blog.doare.org/narrativas-para-a-captacao-de-recursos/ ?utm_source=portalnc target=blank size=24]CONTINUE A LER[/button]