Normalmente, a grade curricular da maioria das escolas não consegue oferecer tudo o que os alunos desejam aprender. Ou não cria interesse para mantê-los na escola, como mostra o último relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef):
Quero na escola
Percebendo isso, o Quero na Escola desenvolveu um método de conectar voluntários que oferecem atividades extracurriculares e estudantes com vontade de aprender, criando possibilidades de assuntos que nunca estariam nas salas de aula.
A ligação é feita através de uma plataforma online, onde a escola ou o aluno registra suas preferências ou sugere novos temas de aprendizagem. Quando algum voluntário se disponibiliza, a equipe do Quero na Escola entra em contato para viabilizar a aula, que pode acontecer na instituição, em alguma biblioteca ou centro cultural.
Depois da sugestão dos alunos, uma animação foi feita para esclarecer isso tudo:
O objetivo do projeto é levar a comunidade para dentro da escola, criando uma conexão e formando uma construção coletiva, onde qualquer um pode ser responsável pelo futuro das crianças que ali estão.
Se você é aluno de escola pública e quer algo além do que você já tem na escola, pode entrar no site do projeto e se cadastrar. Se quer ser voluntário, também tem espaço para você no site.