Um modelo ágil, fácil e super dinâmico para consumir conteúdos, os podcasts são uma ótima alternativa na hora de se informar e entreter. Por ser um formato de transmissão via áudio (basicamente um rádio online rs), eles são extremamente adaptáveis ao seu dia a dia e podem ser ouvidos a qualquer momento: seja na academia, no ônibus, enquanto lava a louça, ou até mesmo antes de dormir ou durante o tempo em que você está se arrumando pela manhã. E como tudo o que é bom pode ser ainda melhor, motivados por outros podcasts inspiradores, nós lançamos o CausaCast.
CausaCast
A Nossa Causa é uma organização formada por jovens e dedicada a potencializar a atuação de pessoas interessadas em mudar o mundo, compartilhando conhecimentos e desenvolvendo projetos de impacto social. Por isso, decidimos criar o CausaCast, como um convite para falarmos sobre aquilo que importa de verdade pra nós e para nossa sociedade.
Por meio desta plataforma, nós vamos produzir e compartilhar conteúdos necessários, de forma empática e carinhosa, para fortalecer nossa rede de contatos e inspirar boas ações para o mundo.
Você pode ouvir pelas plataformas
Spotify e Deezer
E para estrear os assuntos do CausaCast, nós também articulamos a Jornada do Autoamor para pautar os quatro primeiros episódios da nossa nova produção. Por meio dela, queremos convidar você a desenvolver um olhar de amor para consigo. Um olhar empático, de dentro pra fora.
E estamos compartilhando este conteúdo junto ao Setembro Amarelo intencionalmente, já que essa campanha tem foco em saúde mental e prevenção ao suicídio. Nos quatro primeiros episódios, convidamos especialistas para conversar e construir coletivamente possibilidades de sermos mais carinhosos com nós mesmos.
Olha só um spoiler do que já preparamos:
Episódio 1: vida social e autocuidado durante a pandemia – com Rafael Giuliano
Desde o início do isolamento social motivado pela COVID-19, nós passamos por grandes transformações em nossas rotinas e na forma como nos relacionamentos com outras pessoas e com nós mesmos. Por isso, falar sobre autocuidado e vida social na quarentena tornou-se fundamental.
Em um contexto que nos convida a ressignificar a forma de vivenciarmos nosso dia a dia, é fundamental que possamos exercitar o olhar para perceber “novas oportunidades” no lugar de “limitações”, conversamos com o terapeuta Rafael Giuliano sobre este tema e fomos convidados a refletir sobre nós mesmos e nossos sentimentos neste momento.
Um pouquinho do que você vai ouvir no episódio está aqui, ó:
- “O primeiro passo de autocuidado é o acolhimento”
- “O isolamento não é social, ele é físico”
- “Somos desafiados a pôr em palavras o que antes podíamos demonstrar por gestos e ações”
- “Quando ouço ‘novo normal’, gosto de pensar em novo nós, novas relações. O que vamos tirar de aprendizado disso tudo?”
Episódio 2: saúde mental e a importância do diálogo para a prevenção ao suicídio – com Adriana Rizzo, do CVV
O Brasil é o oitavo país com maior índice de suicídios. Chegando a um caso a cada 45 minutos. E durante o cenário provocado pelo isolamento social, devido à COVID-19, a preocupação a respeito do tema se fortalece entre entidades de saúde e órgãos responsáveis pelos cuidados com as pessoas.
Mas não estamos trazendo essas informações para te assustar ou falar sobre estatísticas, pelo contrário: queremos mostrar o quão importante é que possamos e saibamos usar a nossa voz para acolher esta causa e as pessoas que vivenciam a ideia do suicídio em suas vidas. Estamos falando de vidas e sobre valorizar e apoiar vidas.
Por isso, falar sobre o tema é imprescindível para que possamos compreender e ressignificar o olhar das pessoas sobre ele. Este é o objetivo do Centro de Valorização da Vida (CVV) – precursor da campanha do Setembro Amarelo no Brasil. E representando ele, recebemos em nosso podcast inspirador a Adriana Rizzo, que faz parte da equipe do CVV.
Saiba mais sobre o CVV e o Setembro Amarelo
Ela compartilhou com a gente e nos inspirou por meio de falas como:
- “Estamos passando por um momento muito delicado, no qual situações que já faziam parte da nossa vida ganharam uma dimensão muito maior.”
- “A proposta do CVV é falar sobre sentimentos. Porque se conseguirmos dividir com algum nossas sensações e a pessoa conseguir compreender, quem está desabafando se sentirá mais seguro e acolhido.”
- “Se continuarmos não falando sobre isso, com certeza o número de pessoas morrendo por suicídio seria maior.”
- “A prevenção acontece bem antes de chegar ao momento mais extremo da vida das pessoas.”
Episódio 3: Práticas alimentares que nutrem corpo, mente e alma – com o nutricionista Victor Hugo Machado
Cuidar de nós mesmos é um processo que alia o bem-estar do corpo e da mente. Pensando nisso, entendemos que seria fundamental falarmos também sobre as práticas alimentares e como elas estão relacionadas à saúde do nosso corpo, assim como com nosso emocional.
Para isso, convidamos o nutricionista Victor Hugo Machado para um bate-papo sobre este tema e, durante a conversa, pontuamos também a importância do Guia Alimentar para a População Brasileira, que apresenta um conceito muito bacana sobre alimentação, dizendo que esta é muito mais do que só a ingestão de nutrientes.
Afinal, a alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes, mas também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes, a como alimentos são combinados entre si e preparados, a características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar.
O Victor compartilhou com a gente falas interessantíssimas como:
- “Esse negócio de só se amar e se aceitar não é fácil.”
- “Eu não acredito na dieta, mas tento trazer um equilíbrio dentro do consultório por ser casos e casos.”
- “Assumir as próprias escolhas da autonomia não é de boa não…é saber orientar.”
- “As pessoas querem colocar imposições na alimentação de outras pessoas, seja por acharem que é mais saudável ou às vezes até por motivos de religião e crenças.”
Episódio 4: Terapias e medicamentos para a saúde mental – com a psiquiatra Dra. Renata Melo
E para fechar a Jornada do Autoamor por meio do nosso podcast inspirador, falamos também de um tema que para muitas pessoas ainda é tabu: terapias e medicamentos para a saúde mental. Um assunto que é muito importante, porque, por exemplo, você sabia que muitas pessoas têm medo de ir ao psiquiatra?
A psiquiatria ainda é muito associada aos hospícios. Ao tratamento de pessoas com diagnósticos mais graves. Mas, não é somente nesses ambientes que trabalham os psiquiatras. E a atuação destes profissionais é muito mais complexa do que muitas vezes a gente imagina.
A Dra. Renata Melo é psiquiatra, atua diretamente com este tema em seu dia a dia e participou ao nosso lado desmistificando algumas questões e estimulando a compreensão sobre a importância da área para o bem-estar das pessoas. Um pouquinho do que conversamos foi:
- “Não precisamos chegar em um nível de sintomas intensos para buscar ajuda. Não precisa vivenciar a ansiedade intensamente para receber auxílio profissional e cuidar de você.”
- “O psiquiatra não é médico do paciente que está adoecido. Ele é um profissional que irá cuidar de você para evitar intensificação de malefício.”
- “As pessoas não sabem o que esperar de uma consulta psiquiátrica. Mas, em linhas gerais, é uma consulta de acolhimento.”
- “A principal crença sobre remédios psiquiátricos vai viciar. No entanto, elas não geram dependência química.”
Vamos co-criar este podcast inspirador?
O CausaCast é uma iniciativa da Nossa Causa, motivada por podcasts inspiradores, para compartilhar conteúdos e conhecimentos valiosos com as pessoas. Queremos que ele se torne um canal para estarmos mais perto e conectados com você.
Por isso, queremos saber: quais assuntos você gostaria de ouvir em nosso podcast?
Contribua com a gente para que possamos seguir transformando o mundo em conjunto! <3