ABCR promove debate sobre inovação para ampliar receitas de OSCs


Essa história fala sobre encontros e despedidas. Sobre como eles fazem da vida algo tão inesperado e simples de se viver, como transformamos o próximo e somos também transformados. E é claro, como a comida entra no meio de tudo isso.
O Projeto Evoé é um projeto fotográfico que carrega o olhar da Nutrição, e busca retratar todo o universo da cultura alimentar em diferentes partes do mundo. Não apenas mostrar do que as pessoas se alimentam, mas como o alimento é cultivado e quais os modos tradicionais de vida para que ele chegue no prato das pessoas. Além das fotografias, os textos carregam os contextos políticos, econômicos e culturais dos países pelo qual o projeto passa que tenham relação com o tema.
Da necessidade biológica de se alimentar surgem tantas relações e práticas quanto podemos imaginar, que vão desde as origens do cultivo, do preparo, do servir, do comer, dos tabus, comportamentos, superstições, que são, em cada peculiaridade, um ato cultural e social. Quando vamos além do pensamento meramente biológico, inserimos na discussão sistemas alimentares permeados por fatores históricos, políticos, ecológicos e mais tudo isso que chamamos de vida em sociedade, nesse mundão cheio de belezas e desgostos. Cultura e culto derivam do mesmo verbo latino colo, que significa ‘eu cultivo’. Cultus é sinal de que a sociedade que produziu seu próprio alimento já tem memória.

Gosto muito do jeito que o antropólogo Roberto da Matta fala sobre a expressão da cultura na alimentação:
Comida não é apenas uma substância alimentar, mas é também um modo, um estilo e um jeito de alimentar-se. A comida vale tanto para indicar uma operação universal – o ato de alimentar-se – quanto para definir e marcar identidades pessoais e grupais, estilos regionais e nacionais de ser, fazer, estar e viver.
A fotografia documental tem a função de transmitir a compreensão da identidade de determinado povo. É um trabalho que demanda uma proximidade que só a imersão e convivência com as pessoas pode oferecer.
A pesquisa fotográfica do Evoé busca mostrar a riqueza cultural, em lugares que muitas vezes estão estigmatizados por outras questões culturais ou históricas, e assim revelar a essência de dos atos e costumes dessas pessoas.

Na nossa caminhada, o conceito do Projeto Evoé já auxiliou uma comunidade a desenvolver soluções para desenvolvimento econômico e social. Como o exemplo da Vila de Chiawa, no interior da Zambia, que passou a utilizar o conceito da cultura alimentar para começar um projeto de turismo na região, empoderando a comunidade e auxiliando para que possam gerar renda através de sua cultura.

A vivência com essas pessoas nos levou a esse resultado, que nunca imaginávamos possível antes de deixar nossas casas. Buscamos a simplicidade do interior, a energia da cidade e principalmente, pessoas que contem suas histórias. E quando menos se espera, você pode até se tornar um grande amigo de um rei, como foi o nosso caso na tribo Goba. Encontros e despedidas que nos enriquecem e deixam nossas bagagens cada vez mais carregados de companheirismo e gratidão.
Para saber mais, visite o site www.projetoevoe.com

ABCR promove debate sobre inovação para ampliar receitas de OSCs
Instituto Orizon Social abre edital para projetos ambientais
Ativista Thiago Ávila volta ao país após prisão em Israel
Editais para Pontos e Pontões de Cultura recebem inscrições

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001