Projeto transforma vida de crianças pela visão


A partir de 1º março, a Coordenação de Política para Juventude, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), e o Instituto Global Attitude, abrem as inscrições para o Projeto Rango Responsa, curso de formação para jovens multiplicadores contra o desperdício de alimentos e pelo desenvolvimento sustentável. Para se inscrever, acesse o link.
Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) alertam que 33% da produção alimentar do mundo é desperdiçada e para o fato de que o Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos.
O Rango Responsa é voltado para jovens entre 15 e 29 anos, moradores da cidade de São Paulo, com conteúdo dirigido à sustentabilidade, alimentação saudável e mudanças climáticas. A primeira aula está marcada para o dia 18 de março. A formação será realizada ao longo de três meses com duas aulas semanais remotas (via Google Classroom).
Para proporcionar experiências práticas complementares à aprendizagem online serão realizados três encontros presenciais. O projeto visa implantar mecanismos de conscientização a respeito do desperdício alimentar e questões de sustentabilidade, além de formar multiplicadores de conhecimento a respeito do impacto dos hábitos alimentares no clima e da necessidade de repensarmos os nossos costumes.
Para o Coordenador de Políticas para Juventude da cidade de São Paulo, Ramirez Lopes, o projeto foi elaborado a fim de compreender as demandas e visões dos jovens: “Às mudanças climáticas, a sustentabilidade e o futuro do planeta são temas cada vez mais debatidos pelas juventudes, pensando nisso, criamos o Rango Responsa. Um projeto que a partir da formação de jovens multiplicadores, visa formar lideranças que engajem e transformem suas realidades e comunidades”.
Ações da Prefeitura contra o desperdício
O combate ao desperdício de alimentos é uma prática na Prefeitura de São Paulo, que conta como uma Política Municipal Contra o Desperdício. Entre os projetos desenvolvidos, está o Programa Municipal Banco de Alimentos, da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento, vinculada à SMDHC. O objetivo é adquirir alimentos que estão fora dos padrões de comercialização, mas aptos para consumo, para distribuição para famílias carentes por meio de organizações da sociedade civil.
Além das doações dos parceiros, o Banco de Alimentos recebe parte da doação arrecadada pelo Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos, responsável pela coleta de frutas, legumes e verduras nas feiras livres e mercados municipais da cidade que estão em boas condições de consumo, mas que seriam descartadas por não possuir valor comercial. A ação conta com a parceria de mercados e sacolões municipais, além das feiras livres espalhadas em toda a cidade.
(Assessoria de Imprensa)
Projeto transforma vida de crianças pela visão
Edital apoia projetos turísticos para 2026
ABCR abre edital para palestras do Festival ABCR 2026
Relatório aponta tendências que devem orientar marcas com causa em 2026

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001