
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
O Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus é uma organização sem fins lucrativos que atua em Belo Horizonte – MG. A instituição se dedica ao atendimento e acolhimento de pessoas em vulnerabilidade clínica e social, incluindo crianças, jovens e idosos, sem distinção de crença, raça, gênero ou nacionalidade.
A organização funciona 24 horas por dia, oferecendo cuidados especializados em suas unidades: a Casa do Caminho, que atende pessoas com deficiências múltiplas; a Casa da Esperança, que acolhe idosos e a Unidade de Socialização Inclusiva, que promove o desenvolvimento social, cognitivo e motor de pessoas com deficiência intelectual.
Em 2024, a organização celebra 55 anos de história, e o impacto do trabalho é expressivo: 10.800 refeições fornecidas, 360 toneladas de roupas higienizadas e mais de R$531 mil reais destinados à compra de medicamentos ao longo do ano.
Em entrevista realizada com Nathália Simões, Assessora de Comunicação do Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, ela compartilhou detalhes sobre o dia a dia da instituição, reafirmando a dedicação e o compromisso que orientam cada ação.
Nota Social: Quando e como surgiu a ideia de criar o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus? Qual foi a motivação inicial?
Caminhos para Jesus: Em 1º de Março de 1969, os casais Célio de Oliveira Trópia e Maria Zacharias e Albérico Passos e Aracy, seguindo um ideal comum, iniciaram um trabalho com a distribuição de sopa para pessoas em vulnerabilidade social, na Alameda do Ipê Branco 129, região da Pampulha – Belo Horizonte/MG. A casa onde acontecia a distribuição de sopa ficou pequena para o número de pessoas atendidas. Sonharam com a ampliação do projeto, que aconteceu com a oportunidade de adquirir um lote no antigo bairro Santo Inácio, hoje Floramar, onde atualmente está localizado o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus.
Em 1972, já na sua sede própria no bairro Floramar, o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus inicia, com pioneirismo, o trabalho de amparo a crianças deficientes com sequelas de paralisia cerebral em Belo Horizonte-MG. Naquela época, não se tinha a dimensão que aquele trabalho inicial ultrapassaria o tempo e os limites, sendo ampliado nas suas atividades e infraestrutura. Hoje, o Núcleo conta com aproximadamente 15.000 m² de área construída e 3 unidades de atendimento: a Casa do Caminho, a Casa da Esperança e a Socialização Inclusiva.
NS: Quais são as principais ações realizadas pela organização?
CJ: O Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus acolhe aproximadamente 70 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos com paralisia cerebral, em situação de vulnerabilidade social em nossa Casa do Caminho. Na Casa da Esperança, acolhemos 42 idosos em vulnerabilidade clínica e social. Na Socialização Inclusiva, assistimos cerca de 250 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, entre crianças, adolescentes e adultos por meio do Serviço de Atendimento Interdisciplinar – SEAI (terapias) e do Centro de Educação Especial Sérgio de Freitas Pacheco.
NS: Quais foram os maiores sucessos e realizações da ONG até hoje?
CJ: Em 2024, ano que o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus celebra 55 anos de história, é uma realização compartilhar com a sociedade nosso primeiro Relatório de Impacto, demonstrando, com transparência, os resultados de nosso trabalho no ano de 2023, disponível aqui.
Ao longo de mais de cinco décadas, temos dedicado esforços em prol da nossa missão de impactar positivamente a vida daqueles que mais necessitam. Essa trajetória de comprometimento, superação e solidariedade é fruto do empenho de cada um de nossos colaboradores, voluntários, doadores e parceiros, que contribuem diariamente para a realização dos nossos projetos e programas, transformando desafios em conquistas significativas.
NS: Quais são os principais eventos ou campanhas organizados pelo Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus ao longo do ano?
CJ: Nesse ano lançamos a campanha “De geração em geração fazendo o bem”. Acreditamos que a solidariedade deve ser um valor passado de geração em geração. Por isso convidamos nossos doadores mais antigos a motivarem as gerações mais novas a doar para o Núcleo (seus filhos, netos…) promovendo o legado da solidariedade. Foi enviada uma carta de agradecimento aos nossos doadores com esse convite, com um QR code e site da campanha, facilitando o processo de doação recorrente. Também promovemos diversos eventos comemorativos dos 55 anos envolvendo nossos colaboradores, acolhidos, assistidos e suas famílias, voluntários, doadores e toda a nossa rede do bem.
Qual é o maior desafio enfrentado atualmente pelo projeto e seus voluntários?
CJ: O Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus é um instituição sólida, e assim como outras organizações sociais, também fomos impactados fortemente pela pandemia e, até os dias de hoje, buscamos nos reestruturar em vários aspectos. Tivemos uma perda expressiva de doadores e voluntários, o que impacta diretamente na sustentabilidade financeira.
Nosso desafio é manter a estrutura de alta complexidade, garantindo a qualidade no acolhimento e cuidado na qual sempre fomos referência e, ao mesmo tempo, inovar em todas as áreas da nossa gestão. O Terceiro Setor precisa se profissionalizar e nós temos nos esforçado cada vez mais nesse sentido.
NS: Como as pessoas podem contribuir ou se voluntariar para ajudar o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus?
CJ: Nossa organização é aberta às visitas e ao voluntariado. Estamos reestruturando a gestão do voluntariado dentro de um programa para atrair novas pessoas e empresas também. Além disso, estamos lançando o Programa Empresa Amiga, que prevê uma certificação para aquelas empresas parcerias que possuem um relacionamento integral e recorrente com nossa instituição.
Para saber mais sobre a organização, contribuir ou se voluntariar, acesse o site Caminhos para Jesus.
(Amanda Maciel, do Nota Social)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001