
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
A rede WWF lançou o PantaNow, uma iniciativa ambiciosa para proteger o Pantanal, a maior área úmida do mundo. O Plano Estratégico Eco Regional foi apresentado em Buenos Aires pelos escritórios do WWF na Bolívia, no Brasil e no Paraguai, no âmbito da reunião regional de diretores do WWF.
O PantaNow é iniciativa trinacional ambiciosa com o objetivo de proteger o Pantanal, a maior área úmida contínua do planeta, cobrindo 170.000 km², e essencial para a biodiversidade e as comunidades locais. Este esforço conjunto do WWF-Bolívia, WWF-Brasil e WWF-Paraguai vai além da conservação dessa vasta paisagem, mas quer inspirar outros escritórios e setores do WWF a se unirem a esta causa.
Com mais de 20 anos de compromisso com a conservação e o desenvolvimento sustentável do Pantanal, o WWF tem trabalhado na gestão de áreas protegidas, no monitoramento da biodiversidade, no combate às fontes de calor e ao desmatamento, em alianças importantes e na promoção de políticas de obras públicas que beneficiem essa área úmida de importância internacional. No entanto, apesar destes esforços, o Pantanal enfrenta sérias ameaças, como a perda de 74% das suas águas superficiais nos últimos 30 anos e o desmatamento que quadruplicou nos últimos anos.
Mais de 270 comunidades, desde povos indígenas a agricultores e pescadores, dependem diretamente do Pantanal para consumo de água, alimentação e subsistência. No total, 1,5 milhão de pessoas dependem do Pantanal e mais de 8 milhões beneficiam dos seus recursos hídricos e da sua capacidade de controlar inundações. Em 2020, os incêndios devastaram um terço do bioma e este ano a seca já ultrapassou os níveis registados no primeiro semestre de 2020.
Confrontados com essas ameaças, o WWF dos três países, juntamente com parceiros-chave e a sua experiência com comunidades indígenas e locais, líderes das diferentes práticas do WWF e escritórios de doadores, desenvolveram e atualizaram o Plano de Ação Eco Regional que se concentra em quatro pilares:
A iniciativa PantaNow pretende atingir esses objetivos até 2030, um desafio que requer o apoio de vários setores dentro e fora da rede WWF. A iniciativa convida todos a colaborar na proteção de um ecossistema que abriga 4,7 mil espécies e abriga onças, jacarés e peixes essenciais para a pesca comercial; bem como a casa comum das populações indígenas locais que cuidam das grandes áreas úmidas do mundo.
O lançamento oficial do PantaNow ocorre em 15 de agosto em um evento híbrido durante o encontro regional de Diretores do WWF América Latina e Caribe em Buenos Aires, Argentina.
Fonte: WWF-Brasil
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001