Especialistas ensinam estratégias para apoiar captação de recursos de ONGs


A Região Nordeste do Brasil concentra mais da metade de sua população vivendo em condições de extrema pobreza, totalizando 54,6%, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É nesse cenário desafiador que a Instituição Amigos do Bem alcançou um marco significativo para a educação no país, conquistando a nota 9,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na Escola Municipal Amigos Do Bem, localizada em Inajá, sertão de Pernambuco. Resultado que evidencia o impacto positivo das ações educacionais realizadas pela ONG, mesmo diante das limitações regionais.
Há uma década, a escola atingia uma nota de apenas 3,5 no IDEB, refletindo um cenário de abandono na região. A chegada dos Amigos do Bem em 2017 marcou o início de uma mudança significativa, elevando a nota para 7,1 em poucos anos. Após sete anos de trabalho e acompanhamento, a nota da escola alcançou a impressionante nota 9,2. Esse avanço demonstra o poderoso impacto da Amigos do Bem na educação e na vida de milhares de crianças e jovens.
“Ver o progresso dos nossos alunos ao longo dos anos é emocionante e reafirma o poder da educação como agente de mudança. Quando os Amigos do Bem começaram a trabalhar aqui, sabíamos que estávamos diante de um grande desafio, mas que seria possível transformar. A nota que alcançamos hoje, de 9,2, é mais do que um número; é um reflexo de vidas transformadas, de crianças que agora enxergam um futuro promissor.’’ Elilde Araújo Gomes, diretora da Escola dos Amigos do Bem.
Esse resultado é ainda mais notável quando comparado à média nacional do IDEB 2021 de 5,8 para o Ensino Fundamental, com uma média de 7,1 no ensino privado e 5,5 no público. No contexto nacional, a maior nota do IDEB 2021 para escolas particulares foi de 7,4 no Distrito Federal, enquanto no ensino público foi de 4,6 no Paraná. O feito da escola no sertão de Pernambuco, uma região historicamente marcada por grandes desafios, supera até mesmo as notas alcançadas em estados mais desenvolvidos e com maior infraestrutura.
A Amigos do Bem mantém quatro escolas de tempo integral e quatro Centros de Transformação (CTs) no sertão nordestino, distribuídos entre Alagoas, Ceará e Pernambuco. Com um total de 84 mil horas de ensino oferecidas a mais de 10 mil alunos, essas iniciativas têm um impacto significativo nas vidas dos estudantes. Além disso, a organização disponibiliza uma frota de quase 100 ônibus escolares e 6 refeições por dia por aluno, para não precisem de percorrem diariamente até 30 quilômetros para chegar nos povoados mais distantes e ajudar aqueles que passam por maior vulnerabilidade social.
O trabalho da OSC também abrange a implementação do Ensino Integral, o atendimento individualizado para alunos com dificuldades específicas e um foco intensivo na alfabetização na idade correta. O suporte contínuo de parcerias estratégicas tem sido essencial na organização curricular e na elaboração de aulas mais engajantes, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nos últimos anos, o Nordeste tem se destacado nas avaliações educacionais brasileiras, refletindo uma crescente melhoria na qualidade da educação na região.
Sobre a ONG Amigos do Bem
A ONG Amigos do Bem, fundada em 1993 por Alcione Albanesi, é hoje uma das maiores iniciativas sociais do Brasil. Atuando no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará, a organização impacta regularmente mais de 150 mil pessoas, com projetos focados em educação, geração de renda, saúde, habitação e acesso à água. A missão da ONG é quebrar o ciclo de pobreza e oferecer novas oportunidades para mais de 10 mil crianças e jovens. A Amigos do Bem acredita no poder transformador do voluntariado e busca expandir seu modelo de sucesso para erradicar a pobreza em outras regiões do Brasil e do mundo.
(Amanda Maciel, do Nota Social)
Especialistas ensinam estratégias para apoiar captação de recursos de ONGs
Edital apoia projetos socioambientais em São Paulo
População amazônica apresenta propostas climáticas antes da COP30
80 anos da ONU: confira 8 curiosidades sobre a organização

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001