
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
Durante o Enats 2024, Encontro Nacional do Terceiro Setor, que ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro em Belo Horizonte (MG), reunindo líderes, profissionais e voluntários de diversas organizações sociais e do setor privado, ocorreu a palestra intitulada “Desenvolvimento Institucional de Organizações da Sociedade Civil”, que apresentou a importância do fortalecimento das organizações por meio de jornadas formativas.
O desenvolvimento institucional é uma necessidade para garantir a sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), permitindo-lhes melhorar a sua capacidade de gestão e aumentar a eficiência das suas atividades. A palestrante Camila Stefanelli Meireles, coordenadora executiva da Plataforma Conjunta, destacou como tornar as organizações mais resilientes ao longo do tempo. “Quando a organização se concentra em seu desenvolvimento institucional, adota uma visão ampla, considerando não apenas suas operações internas, mas também seu papel político e cultural. Essa autoanálise permite identificar onde são necessárias melhorias e reforços. Defendemos que toda organização deve elaborar um plano de desenvolvimento institucional e essa abordagem deve ser contínua. Não se trata de uma avaliação pontual, mas de revisões regulares, conforme a dinâmica da organização. Com um plano em vigor, a organização ganha clareza sobre suas necessidades, podendo assim direcionar esforços, buscar financiamento e garantir sua sustentabilidade”, afirmou Camila.
Além disso, Camila Stefanelli destacou as oportunidades de acesso a recursos financeiros, essenciais para a viabilidade dos projetos sociais. Foram exploradas diversas formas de financiamento, como parcerias com empresas, fundos governamentais e iniciativas internacionais, que beneficiam as organizações sociais. Através dessas colaborações, as OSCs podem acessar não apenas recursos financeiros, mas também conhecimento e expertise, aumentando sua capacidade de implementar projetos de impacto.
(Amanda Maciel, do Nota Social)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001