Projeto oferece curso gratuito de design sustentável em Mauá


A Fundação Laço Rosa, uma organização sem fins lucrativos sediada no Rio de Janeiro (RJ), tem se destacado desde 2011 na luta contra o câncer de mama no Brasil. Pioneira no país, a instituição concentra seus esforços no apoio às mulheres que enfrentam a doença, promovendo a recuperação da autoestima e a reintegração social.
Sua atuação é voltada para o empoderamento das mulheres afetadas pelo câncer, por meio de iniciativas que abrangem a defesa de políticas públicas, incentivo ao empreendedorismo e capacitação técnica. Com uma abordagem inclusiva, a Laço Rosa oferece suporte para que os pacientes possam recuperar sua dignidade e enfrentar os desafios com mais independência e confiança.
Em entrevista com Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa, ela destacou as principais ações realizadas pela organização e a importância da conscientização sobre o Outubro Rosa.
Nota Social: Qual o principal objetivo da campanha Outubro Rosa?
Laço Rosa: O objetivo do Outubro Rosa é chamar a atenção para a causa do câncer de mama. É crucial reconhecer a importância da campanha como um período de reflexão sobre a saúde da mulher e como um lembrete de que a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para aumentar as chances de cura. A união de esforços na disseminação de informações contribui não apenas para a conscientização, mas também para a construção de uma sociedade mais saudável e solidária.
Nessa edição, estamos focando na relevância da saúde mental para mulheres e familiares quando recebem o diagnóstico. Queremos fazer a sociedade debater sobre a importância ao acesso às questões psicológicas a fim de garantir o tratamento multidisciplinar para todos e não apenas a quem pode pagar.
NS: Como a organização trabalha para conscientizar a sociedade sobre a pauta?
LR: A Fundação Laço Rosa possui projetos que visam mudar a realidade do câncer de mama no país. Empoderamento feminino, influência de políticas públicas, resgate da autoestima e a desfesa do direitos de pacientes são os pilares de nossa instituição que mantém programas e atividades com esses objetivos.
Por exemplo, em 2022, o governador Cláudio Castro, sancionou a Lei 9868 que regulamentou o recebimento gratuito de cabelo humano para confecção de perucas destinadas à doação de pessoas portadores de câncer ou outras doenças que provoquem a queda capilar em todo o estado. A lei ainda prevê a cooperação com escolas técnicas e a criação de um cadastro das entidades do terceiro setor aptas a receber os fios. Agora, estamos lutando para que ganhe status federal.
NS: Quais são os tipos de apoio que a Laço Rosa oferece às mulheres?
LR: São inúmeros projetos que impactam pacientes com câncer de mama e seus familiares. Como a escola de perucaria, um convência de coorperação técnica entre a Fundação Laço Rosa, a Secretaria de Estado da Mulher e a FAETEC, que formou a primeira turma em setembro deste ano, viabilizando oportunidades para o mercado de trbalho, além de ajudar na autoestima das pacientes que recebem as doações de perucas da instituição sem fins lucrativos.
A Fundação Laço Rosa trabalha durante o ano para ampliar o impacto e fazer a sua parte para diminuir as barreiras de acesso ao diagnóstico. Só em 2023, 12.875 foram pessoas impactadas diretamente pelas ações da instituição; 3.176 exames de mamografia doados; 1.215 jovens impactados em escolas com informação segura sobre a doença; 1080 voluntários envolvidos e 2.880.665 pessoas impactadas nas redes sociais.
Durante o Outubro Rosa, a Laço Rosa realiza alguma ação?
Esse ano, além de iluminar de rosa o monumento ao Cristo Redentor como forma de conscientizar a sociedade para o combate ao câncer de mama, também promovemos uma ação surpresa para 30 pacientes diagnosticas com câncer que visitaram o santuário dedicada à estátua pela primeira vez ao amanhecer. Junto com parceiros, como o aplicado Utreino e o hotel Mgallery, pudemos proporcionar uma experiência voltada para o bem-estar. Foi um momento único para nós e para todas elas.

NS: Quais são as principais formas de ajudar a organização?
LR: Em breve, lançaremos o novo site institucional da Fundação Laço Rosa e da loja com produtos autorais e assim, será possível fazer doações e se voluntariar através do link: https://fundacaolacorosa.com/.
Para saber mais sobre a organização, acesse o Instagram Fundação Laço Rosa.
(Amanda Maciel, do Nota Social)
Projeto oferece curso gratuito de design sustentável em Mauá
ONG reforça aulas esportivas para jovens com deficiência visual
Programa de Aceleração Social AXIA Energia recebe inscrições
Pesquisa revela resiliência das ONGs diante do aumento de demandas

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001