Projeto oferece curso gratuito de design sustentável em Mauá


A roda de conversa “Movimento A Força das Mulheres do Terceiro Setor” realizou-se com o objetivo de apresentar os resultados de uma pesquisa piloto sobre o papel central das mulheres nas Organizações da Sociedade Civil (OSC). A pesquisa foi elaborada pensando em entender melhor o contexto das mulheres que ocupam cargos, tanto de forma geral quanto na liderança do Terceiro Setor.
A ideia era identificar o perfil dessas mulheres e os desafios que enfrentam, para poder pautar discussões e construir soluções que melhorem a qualidade de vida dessas profissionais. Aline Seoane Resende, Diretora-executiva CeMAIS destacou que a pesquisa, em sua fase inicial, focou em um grupo pequeno e específico de mulheres, e que precisará ser ampliada para obter uma compreensão mais abrangente sobre a realidade das diferentes organizações.
Quando questionada sobre os maiores desafios que as mulheres enfrentam no desenvolvimento de suas carreiras dentro das OSCs, Aline Seoane enfatizou: “O maior desafio é a questão da remuneração. Infelizmente, há um preconceito em relação ao trabalho no Terceiro Setor, onde muitas vezes se confunde o trabalho voluntário com a necessidade de uma remuneração adequada. As mulheres que atuam no Terceiro Setor são profissionais e, como qualquer outro trabalhador, merecem um salário justo e condições adequadas de trabalho.”
Aline também abordou como a promoção da diversidade e da equidade de gênero pode fortalecer as OSCs e potencializar o impacto das mulheres nas iniciativas sociais. “As organizações são compostas majoritariamente por mulheres, cerca de 70% da força de trabalho. Portanto, é crucial que trabalhemos para fortalecer essa igualdade de gênero, tanto na garantia de direitos dentro das organizações, como no apoio a outras mulheres em situações de vulnerabilidade. Esse empoderamento reflete-se diretamente no trabalho realizado e no impacto positivo gerado nas comunidades.” concluiu.
A roda de conversa foi marcada por uma troca de experiências entre as participantes, que discutiram como promover um ambiente mais inclusivo dentro dessas organizações e finalizou-se com um consenso sobre a urgência de intensificar os investimentos em políticas públicas e iniciativas que promovam a equidade de gênero no Terceiro Setor.
(Amanda Maciel, do Nota Social)
Projeto oferece curso gratuito de design sustentável em Mauá
ONG reforça aulas esportivas para jovens com deficiência visual
Programa de Aceleração Social AXIA Energia recebe inscrições
Pesquisa revela resiliência das ONGs diante do aumento de demandas

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001