Pesquisa sobre mulheres do 3° Setor é apresentada no ENATS

ONG News
3 de outubro de 2024
  • Especiais
Compartilhe

A roda de conversa “Movimento A Força das Mulheres do Terceiro Setor” realizou-se com o objetivo de apresentar os resultados de uma pesquisa piloto sobre o papel central das mulheres nas Organizações da Sociedade Civil (OSC). A pesquisa foi elaborada pensando em entender melhor o contexto das mulheres que ocupam cargos, tanto de forma geral quanto na liderança do Terceiro Setor.

A ideia era identificar o perfil dessas mulheres e os desafios que enfrentam, para poder pautar discussões e construir soluções que melhorem a qualidade de vida dessas profissionais. Aline Seoane Resende, Diretora-executiva CeMAIS destacou que a pesquisa, em sua fase inicial, focou em um grupo pequeno e específico de mulheres, e que precisará ser ampliada para obter uma compreensão mais abrangente sobre a realidade das diferentes organizações.

Quando questionada sobre os maiores desafios que as mulheres enfrentam no desenvolvimento de suas carreiras dentro das OSCs, Aline Seoane enfatizou: “O maior desafio é a questão da remuneração. Infelizmente, há um preconceito em relação ao trabalho no Terceiro Setor, onde muitas vezes se confunde o trabalho voluntário com a necessidade de uma remuneração adequada. As mulheres que atuam no Terceiro Setor são profissionais e, como qualquer outro trabalhador, merecem um salário justo e condições adequadas de trabalho.”

Aline também abordou como a promoção da diversidade e da equidade de gênero pode fortalecer as OSCs e potencializar o impacto das mulheres nas iniciativas sociais. “As organizações são compostas majoritariamente por mulheres, cerca de 70% da força de trabalho. Portanto, é crucial que trabalhemos para fortalecer essa igualdade de gênero, tanto na garantia de direitos dentro das organizações, como no apoio a outras mulheres em situações de vulnerabilidade. Esse empoderamento reflete-se diretamente no trabalho realizado e no impacto positivo gerado nas comunidades.” concluiu. 

A roda de conversa foi marcada por uma troca de experiências entre as participantes, que discutiram como promover um ambiente mais inclusivo dentro dessas organizações e finalizou-se com um consenso sobre a urgência de intensificar os investimentos em políticas públicas e iniciativas que promovam a equidade de gênero no Terceiro Setor. 

(Amanda Maciel, do Nota Social)

Veja mais notícias sobre
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias relacionadas
O Portal Nossa Causa - uma iniciativa do Instituto Nossa Causa - é plataforma digital voltada para o desenvolvimento e fortalecimento do setor social, oferecendo conteúdos educativos, jornalísticos e estratégicos que informam, inspiram e mobilizam pessoas, organizações e causas. Essa iniciativa surge em resposta à necessidade de combater a desinformação e ampliar o acesso a conteúdos de qualidade sobre impacto social e terceiro setor.
Nas Redes
Fale Conosco

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.