ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis


O Prêmio Eco anunciou a eureciclo, negócio de impacto socioambiental que junto às empresas e sociedade estrutura a cadeia de reciclagem e transforma a vida das pessoas, como vencedora da edição 2024. A cerimônia, realizada na última terça-feira (3), em São Paulo, premiou 22 empresas líderes no campo sustentável.
Pela segunda vez, em menos de três anos, a iniciativa foi reconhecida pela contribuição significativa no desenvolvimento de soluções que promovem a economia circular e a agenda sustentável no país.
Como um dos principais destaques em 2024, a eureciclo foi reconhecida por sua atuação em parceria com a Rede Sul e Coopercaps na gestão e patrocínio ao programa de inclusão socioambiental RedeTransforma,com foco no incremento de geração de renda e profissionalização dos catadores individuais que atuam com reciclagem, e que promove condições seguras e saudáveis de trabalho, além de formalização profissional da categoria.
Com suporte da eureciclo, no último ano foram mais 94 catadores individuais aderentes ao programa, e o montante financeiro relativo à comercialização da massa de 1.593 toneladas coletadas, tratadas e processadas desde o início do programa, em 2023 somam incríveis R$2,8 milhões de reais que foram repassados aos catadores individuais.
O trabalho de integração das cooperativas de recicladores e o apoio à logística reversa tem sido fundamental para estruturar e aumentar as taxas de reciclagem no Brasil e fortalecer a economia circular. “Receber o Prêmio Eco é uma grande honra para nós da eureciclo, principalmente porque reflete o nosso compromisso com a cadeia sustentável por meio da logística reversa, com soluções que garantem o fortalecimento da cadeia produtiva e o apoio a catadores com condições seguras de trabalho e o foco na geração de renda”, afirma Marcos Matos, CEO da eureciclo.
“A parceria formada apresenta uma mudança de modelo e aplicações que faz todo sentido quando levamos a questão social ao pé da letra. Isso possibilitou um raio maior de ação aos catadores e temos hoje mais de 100 profissionais que entregam resíduos ao programa. A ideia é que o projeto seja expandido e que essa seguridade possa garantir aos catadores algo que eles desconheciam: o crédito de logística reversa, essa renda acessória que é de direito a categoria. É magnífico o que realizamos nesses últimos dois anos e os futuros também”, analisa Marcos Nascimento, diretor da Rede Sul, idealizadora do Rede Transforma com a eureciclo e Coopercaps.
Um dos mais importantes reconhecimentos voltado para as melhores práticas e iniciativas de sustentabilidade no setor privado, a premiação é concedida pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio). Há mais de 40 anos, o prêmio destaca as empresas na vanguarda da transformação sustentável por processos, produtos e serviços.
Neste ano, o evento contou com uma nova categoria: a seção “Lideranças Eco”, que reconhece empresas cujas lideranças promovem práticas sustentáveis de destaque na governança administrativa, com o objetivo de gerar mudanças significativas nas operações e contribuir à formação de um futuro socialmente mais equânime.
Saiba mais sobre a eureciclo em: https://www.eureciclo.com.br/.
(Assessoria de Imprensa)
ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção
ONG amplia acervo com obra acessível de bell hooks
SP Invisível promove ceias para pessoas em situação de rua

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001