Projeto transforma vida de crianças pela visão


O Instituto Cultiva, organização não governamental voltada à educação para a cidadania e participação social, em parceria com o Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (SINESP) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), oferece o curso online e gratuito de aperfeiçoamento “Educação Escolar e Transtornos do Neurodesenvolvimento (TEA, TDAH, Deficiência Intelectual e Transtornos Específicos de Aprendizagem)”. De 15 de março a 05 de julho, a formação capacitará gestores escolares associados do SINESP para a implementação de práticas pedagógicas inclusivas e atualizadas com base nos mais recentes avanços científicos da área. As inscrições estarão abertas até o dia 07 de março no site do SINESP.
Com carga horária de 180 horas, a formação será ministrada majoritariamente pela plataforma Moodle do Instituto Cultiva. Com somente dois encontros presenciais (inicial e final), todas as aulas online acontecerão às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30. A metodologia do curso será fundamentada na educação popular e nos princípios do educador Paulo Freire, proporcionando um ambiente de trocas de experiências e práticas escolares.
O número de estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento tem crescido significativamente no Brasil. O Censo Escolar registrou um aumento de 280% no número de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados entre 2017 e 2021. Além disso, dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) apontam que cerca de 2 milhões de brasileiros sofrem com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), enquanto o IBGE estima que mais de 2,6 milhões de pessoas possuem deficiência intelectual.
Diante desse cenário, para Micaela Gluz, Coordenadora de Educação do Instituto Cultiva, é essencial que os gestores escolares estejam preparados para oferecer um ensino inclusivo e eficiente. “Os números mostram que, além do aumento na identificação e intervenção em pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento, há também a necessidade de atualizar os processos e recursos pedagógicos nas gestões escolares das redes públicas. É de extrema importância que as gestões escolares acompanhem as atualizações para garantir um acolhimento adequado e o direito à educação para todos”, enfatiza.
Conteúdo Programático e Inscrições
Dividida em quatro módulos e com um total de 250 vagas disponíveis, a formação disponibilizará certificados de aperfeiçoamento de 180h emitidos pelo IFSP. As aulas ficarão gravadas para aqueles que não puderem acompanhar ao vivo.
Para realizar as inscrições no curso “Educação Escolar e Transtornos do Neurodesenvolvimento” , acesse o site do SINESP.
Sobre o Instituto Cultiva
O Instituto Cultiva é uma ONG fundada em 2002 com foco na educação para a cidadania, participação social e gestão pública.
Para mais informações, acesse: institutocultiva.com.br
(Assessoria de Imprensa)
Projeto transforma vida de crianças pela visão
Edital apoia projetos turísticos para 2026
ABCR abre edital para palestras do Festival ABCR 2026
Relatório aponta tendências que devem orientar marcas com causa em 2026

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001