ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis


Você sabia que a Amazônia é o maior bioma brasileiro? Ele cobre quase metade de nosso território, mas, não é uma coisa só. Há diversas Amazônias, cada uma com características, riquezas, necessidades e populações distintas. Para se ter uma ideia, é na Amazônia onde fica o ponto mais alto do Brasil, além de cada rio ter uma cara própria.
Hoje, 22 dos 75 parques nacionais do Brasil estão localizados na Amazônia, incluindo o Parque Nacional da Serra do Divisor, no extremo oeste do país. Conhecido por suas deslumbrantes cachoeiras, o parque foi um dos destaques da websérie ‘Viagem Entre Parques’, no qual o casal Dennis Hyde e Letícia Alves, do projeto Entre Parques, mostra as histórias e as belezas dos principais parques e biomas do Brasil, registradas durante uma jornada de 3,5 anos, visitando todos os 75 parques nacionais do país.
A produção foi realizada em parceria com o Instituto Semeia, organização filantrópica dedicada ao desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e Unidades de Conservação, e conta com episódios inéditos divulgados às terças e quintas-feiras no perfil da ONG no Instagram.
Sobre a ideia de registrar esses momentos e transformá-los em episódios de uma websérie, Renata Mendes, diretora executiva do Semeia, diz que “é uma excelente oportunidade para levar as pessoas a conhecerem as curiosidades e a relevância destes lugares, mostrando como sua visitação e conservação são fundamentais para o equilíbrio ambiental e para o fortalecimento das comunidades locais”.
Serra do Divisor é morada única da ave Choca-do-Acre no Brasil
Raridade para a Amazônia, as cachoeiras da Serra do Divisor chamam a atenção e compõem uma paisagem ainda mais exuberante. Do mirante, é possível ter uma vista infinita da floresta que a cerca, e o melhor de tudo, a subida permite ter a visão de uma espécie considerada rara, a Choca-do-Acre. Observar a ave do canto inconfundível é um privilégio – e passagem obrigatória – para quem visitar o parque.
“Visitar a Serra do Divisor foi uma experiência indescritível. Tive a sorte de ver, ao vivo, um filhote da Choca-do-Acre. Esse momento foi único, e poder registrar a presença dessa ave em seu habitat natural me fez perceber a verdadeira importância da conservação dos parques. Lá não é apenas um refúgio para a fauna, é um local onde a natureza se preserva em sua forma mais pura e impressionante”, destaca o economista Dennis Hyde.
Já a psicóloga Letícia Alves diz que o lugar é um verdadeiro tesouro natural, onde a biodiversidade e as paisagens de tirar o fôlego se entrelaçam de maneira única. “Reconhecer as riquezas deste parque no Acre não é apenas celebrar sua beleza, mas também reforçar a importância da conservação de nossos ecossistemas”, conclui.
Sobre o Instituto Semeia
O Instituto Semeia é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é inspirar brasileiros e brasileiras a visitar e se orgulhar dos parques. Acredita que eles são parte de um ciclo virtuoso, funcionando como instrumentos para a conservação ambiental, a transformação social e o desenvolvimento econômico. Promove o turismo sustentável e o desenvolvimento de parcerias que melhorem a infraestrutura e gestão dos parques. Também produz pesquisas e estudos para apoiar a elaboração de políticas públicas e incentivar o debate sobre parques e seus impactos no Brasil. Desde 2011, oferece suporte técnico a mais de 20 governos estaduais, municipais e nacionais e contribui para a conservação de 5.000 km² em 33 parques no Brasil.
Para mais informações, acesse semeia.org.br.
(Assessoria de Imprensa)
ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção
ONG amplia acervo com obra acessível de bell hooks
SP Invisível promove ceias para pessoas em situação de rua

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001