Projeto transforma vida de crianças pela visão


O Dia Internacional da Matemática em 2025, lembrado no último dia 14, representa um marco para destacar o papel da disciplina como uma ferramenta imprescindível para a expressão criativa e o enfrentamento de desafios cotidianos, transcendendo a ideia de ser exclusiva para os mais inteligentes. O tema deste ano: “Matemática, Arte e Criatividade”, instituído pela União Matemática Internacional (IMU), está alinhado às iniciativas de professores de diversas regiões do país, cujos projetos mostram as conexões entre os números e a imaginação, abordando áreas como robótica, dança, culinária quilombola, entre outras.
As ações se destacam em um momento em que o governo federal inicia uma trajetória que se propõe a construir a primeira política pública nacional voltada para o ensino de qualidade da matemática. Em fevereiro, com o intuito de mobilizar as redes de ensino de todo país sobre a urgência de se olhar para a aprendizagem da disciplina na educação básica, o Ministério da Educação (MEC) realizou o webinário “Somando Vozes por Toda Matemática”. O evento integra as ações preliminares ao lançamento do Programa Toda Matemática. Já no dia 10 de março, o webinário “Multiplicando Percepções por Toda Matemática”, reuniu centenas de educadores, iniciando o diálogo para a “Escuta Nacional de Professores que Ensinam Matemática”, que ocorrerá entre os dias 17 e 31 de março de 2025.
É neste contexto que os projetos a seguir, reconhecidos no Edital Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental do Itaú Social, revelam possibilidades efetivas de reavivar o interesse dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental pela matéria. São ideias que saíram do papel e, agora, representam um laboratório de práticas com potencial para inspirar e fundamentar as diretrizes da nova política. “Ao romper com a visão tradicional da matemática como uma disciplina abstrata e distante da realidade, esses professores provam o quanto é possível engajar os estudantes de forma criativa e significativa, conectando os conteúdos aos seus interesses, experiências e contextos culturais”, explica a gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social, Fernanda Seidel.
Além do conteúdo, os projetos promovem equidade e inclusão: “à medida em que oferecem diferentes formas de acesso ao conhecimento matemático, eles contribuem para reduzir as desigualdades e garantir que todos tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial”, completa Fernanda.
Essas ações dialogam com o tema do Dia Internacional da Matemática e abrem um novo horizonte para o aprendizado:
“Os resultados obtidos mostraram que os estudantes participaram mais das aulas de matemática e suas notas melhoraram, não apenas nessa disciplina como em outras.”
“Sempre observei que, para muitos estudantes, os conceitos matemáticos parecem distantes da realidade e difíceis de aplicar no dia a dia. A partir daí, criamos uma solução que tornou a matemática mais prática e tangível.”
“Nunca os vi tão envolvidos. Embora as populares dancinhas do TikTok chamem a atenção dos jovens, o projeto se destaca por seu caráter colaborativo, em que cada estudante tem um papel fundamental.”
“Quem vai aprendendo já ensina os demais. É uma abordagem coletiva que gera aprendizado e reforça conceitos de união e partilha, evidenciado, por exemplo, no momento em que trabalhamos frações e dividimos bolos e acarajés em partes iguais.”
“Eu observava a dificuldade dos alunos em revisitar e revisar o que aprenderam, dependendo muito de explicações repetidas. Foi nesse contexto que a ideia dos mapas mentais começou a ganhar força. Com o tempo, eles compreenderam que isso não era apenas desenhos ou registros individuais, mas um recurso que podia ser enriquecido coletivamente.”
“Ao integrar a Matemática com outras disciplinas, como história, artes e ciências, promovemos uma visão holística do conhecimento.”
Fonte: Fundação Itaú
Projeto transforma vida de crianças pela visão
Edital apoia projetos turísticos para 2026
ABCR abre edital para palestras do Festival ABCR 2026
Relatório aponta tendências que devem orientar marcas com causa em 2026

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001