Relatório aponta tendências que devem orientar marcas com causa em 2026


A leitura na primeira infância é um direito essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Entre o nascimento e os cinco anos, o ser humano atravessa uma fase peculiar de desenvolvimento, em que cada experiência e estímulo recebido influencia o aprendizado, fortalece habilidades cognitivas, sociais e emocionais, e contribui para a construção da identidade. Ter acesso aos livros desde cedo fortalece a linguagem, amplia a capacidade de comunicação e estimula a imaginação e o pensamento crítico. No entanto, para muitas crianças, essa vivência ainda é inacessível, reforçando as desigualdades desde os primeiros anos de vida.
Neste Mês do Livro Infantil, que celebra o Dia Nacional do Livro Infantil (18) e o Dia Mundial do Livro (23), é fundamental reafirmar a necessidade de garantir que todas as crianças, independentemente de sua origem ou condição socioeconômica, tenham acesso à literatura desde a etapa inicial da vida. Isso exige políticas públicas e iniciativas que assegurem a presença dos livros e promovam a leitura como parte da rotina das famílias e instituições de Educação Infantil.
“Ler na infância vai muito além de decifrar palavras — é garantir que todas as crianças tenham o direito de se relacionar com a linguagem escrita e a literatura de maneira significativa, prazerosa e contextualizada. Quando uma criança tem acesso aos livros e ao estímulo da leitura, ela expande seu repertório, desenvolve habilidades socioemocionais e fortalece sua capacidade de compreender o mundo. Garantir esse direito, nessa perspectiva, é repensar as concepções de educação, reconhecendo-a como um compromisso com o desenvolvimento integral das crianças”, destaca Cláudia Sintoni, gerente de Implementação do Itaú Social.
No início de 2024, o MEC (Ministério da Educação) lançou uma consulta pública para atualizar os “Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil”. A iniciativa contou com a participação de 1.717 instituições de todas as regiões do país, que enviaram mais de 2.230 contribuições.
O novo documento, elaborado com o apoio de mais de 30 mil representantes da sociedade civil, destaca que o direito à leitura na Educação Infantil deve se fundamentar em duas dimensões essenciais: pedagógica e estrutural. Do ponto de vista pedagógico, a interação das crianças com os livros deve ser incentivada desde os primeiros anos, promovendo o letramento, a criatividade e o pensamento crítico. A mediação qualificada por educadores é essencial nesse processo. Em termos estruturais, é fundamental que os espaços de Educação Infantil disponham de um acervo diversificado e acessível, permitindo que as crianças tenham contato com os livros de maneira autônoma e exploratória.
Apesar da importância de ler na primeira infância, a pesquisa “Avaliação da Qualidade da Educação Infantil: um retrato pós-BNCC“, realizada pela FMCSV (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal), LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social) da USP e o Movimento Bem Maior, com apoio do Itaú Social, revela que apenas 45% das turmas de Educação Infantil no Brasil realizam atividades de mediação de leitura de histórias. Desses, 5% o fazem sem intencionalidade pedagógica.
Os dados também apontam que, embora 83% das unidades de Educação Infantil possuam livros de histórias, apenas 10% oferecem acesso livre às crianças. Além disso, 39% das turmas de creches e pré-escolas não incluem atividades literárias na rotina, e somente 27% promovem momentos de leitura compartilhada.
Leia com uma criança
Diante desse cenário, o Itaú Social tem atuado para apoiar ações que assegurem o direito à leitura na infância. Por meio do “Leia com uma criança”, que completa 15 anos neste ano, serão distribuídos cerca de 1,1 milhão de livros para creches e pré-escolas das redes municipais de ensino da região Nordeste, beneficiando diretamente crianças de 1.793 cidades. Os exemplares já estão sendo entregues às secretarias municipais de Educação.
A iniciativa faz parte do apoio ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do governo federal, que busca ampliar os acervos literários e incentivar a leitura desde a Educação Infantil. O “Leia” foi o primeiro programa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura e tem um histórico expressivo: mais de 63 milhões de livros de literatura infantil distribuídos para famílias, organizações da sociedade civil e redes públicas de ensino em todo o país.
Além do envio de acervos, o Itaú Social investe na formação de mediadores de leitura por meio de conteúdos formativos on-line na página do Leia com uma criança. O site disponibiliza cursos, conteúdos de interpretação, podcasts e um catálogo de obras audiovisuais acessíveis, direcionados a pessoas com deficiência e seus responsáveis ou curadores. Os cursos são voltados para educadores, bibliotecários e outros profissionais interessados em aprimorar suas práticas pedagógicas.
Desafios
A pesquisa “Avaliação da Qualidade da Educação Infantil: um retrato pós-BNCC” analisou 3.467 turmas em 12 municípios brasileiros e apontou ainda:
“Investir na formação dos educadores é fundamental, porque a leitura na primeira infância não se resume apenas em contar histórias. É um processo rico, em que cada palavra, imagem e gesto contribuem para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social das crianças. Um educador bem preparado é capaz de escolher o livro certo, no momento certo, e transformar esse encontro em uma experiência significativa, que deixa marcas duradouras. A leitura, nesse período da vida, é um momento de conexão, de descoberta e de construção de sentidos — e tudo isso começa com o olhar sensível e intencional de quem media esse vínculo com os livros”, pontua Cláudia.
Fonte: GIFE
Relatório aponta tendências que devem orientar marcas com causa em 2026
Curso capacita OSCs para captar recursos na América do Norte
Projeto fortalece turismo de base comunitária no Rio
Fundação Salvador Arena lança programa nacional para fortalecer OSCs

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001