Formação de voluntários para a COP30 recebe inscrições

ONG News
2 de junho de 2025
  • Editais
Compartilhe

Pessoas que vivem em Belém e região metropolitana poderão contribuir ativamente na dinâmica de realização de um dos maiores e mais importantes espaços globais de discussões para frear a mudança do clima. Abrem no dia 29/05 as inscrições para o Edital de Voluntariado para a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima). Quem for selecionado vai receber capacitação sobre temas chave como mudança do clima, turismo e comunicação intercultural. 

As capacitações, que, ao longo de seis módulos, somam 120h de curso com certificação, irão alcançar cerca de quatro mil participantes. A partir dessa formação, as pessoas, que devem ser maiores de 18 anos, terão seus currículos como parte de um legado que transcende a realização da COP30, e se conecta com o enraizamento de valores como de cidadania, educação e formação profissional alinhadas a princípios socioambientais.

Pelo governo federal, quem coordena a iniciativa é a Secretaria Extraordinária para a COP 30, da Casa Civil da Presidência da República (SECOP), pelo governo estadual, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET). A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês) também integra a iniciativa, no acompanhamento, fornecimento de materiais instrucionais e orientações gerais sobre a atuação e execução do projeto. 

“Estamos investindo em formação, acolhimento e experiências transformadoras que vão muito além dos dias de evento. Cada pessoa inscrita no programa sairá com novas habilidades, conexões e um olhar ampliado sobre o seu papel na construção de um mundo mais sustentável. É essa mobilização cidadã que tornará a COP verdadeiramente amazônica, com raízes firmes na realidade e no protagonismo do nosso povo”

Para vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, o voluntariado é uma força de apoio essencial para o funcionamento da COP30 e um legado vivo para Belém. “Estamos investindo em formação, acolhimento e experiências transformadoras que vão muito além dos dias de evento. Cada pessoa inscrita no programa sairá com novas habilidades, conexões e um olhar ampliado sobre o seu papel na construção de um mundo mais sustentável. É essa mobilização cidadã que tornará a COP verdadeiramente amazônica, com raízes firmes na realidade e no protagonismo do nosso povo”, destaca ela.

Para Flávia Castelhano, diretora de Projeto da SECOP da Casa Civil da Presidência da República, o Programa de Voluntariado vai estimular a formação de jovens líderes comunitários, além de ajudar no desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais dos participantes. “Em termos sociais, o programa poderá ser um meio para fortalecer o engajamento da comunidade, especialmente dos jovens, criando uma sociedade mais participativa, consciente e resiliente”, disse Castelhano. 

Diversidade e inclusão

O edital, que reserva 5 % das vagas para pessoas com deficiência (PCD) e 20% para povos indígenas e quilombolas, dialoga com o Mutirão elaborado pela presidência brasileira da COP30. Trata-se da valorização do espírito de contribuições coletivas, imediatas e autônomas para um futuro sustentável. A pessoa voluntária vai ajudar na organização da Conferência e atender um chamado para colaboração ativa no mutirão global. 

Ao atuar como voluntário, o morador da capital paraense vai integrar uma rede de ação que já se forma nos territórios como parte da Conferência no Brasil. O voluntariado na COP30 é um novo elo a essa corrente, de atuação coordenada junto a comunidades ribeirinhas que utilizam agroecologia para o desenvolvimento sustentável da floresta, a jovens que levam energia limpa a comunidades, a mulheres periféricas que ensinam sustentabilidade urbana, entre tantas outras iniciativas que nascem do chão da realidade brasileira e amazônida.

Mais informações

A parceria entre os governos do Pará e do Brasil convida à inscrição em três modalidades operacionais distintas, que englobam apoio a serviços de alimentação; acessibilidade e sustentabilidade; atendimento a delegados; gestão de protocolos e/ou às áreas de mídia, entre outras. Há vagas para nível de ensino médio, nível superior e graduandos universitários. As pessoas interessadas precisam dominar a língua inglesa nos níveis intermediário avançado – B2;  avançado – C1; e domínio pleno – C2.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Os que forem selecionados para atuar em novembro contarão com uma série de benefícios que visam garantir bem-estar, segurança e valorização de sua participação. Durante o evento, terão direito a alimentação e transporte gratuitos, bem como receberão uniforme completo e acessórios identificadores e terão acesso a espaços exclusivos de acolhimento, preparados para oferecer suporte físico e emocional ao longo da Conferência.

Fonte: Boletim COP30 Brasil

Veja mais notícias sobre
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias relacionadas
O Portal Nossa Causa - uma iniciativa do Instituto Nossa Causa - é plataforma digital voltada para o desenvolvimento e fortalecimento do setor social, oferecendo conteúdos educativos, jornalísticos e estratégicos que informam, inspiram e mobilizam pessoas, organizações e causas. Essa iniciativa surge em resposta à necessidade de combater a desinformação e ampliar o acesso a conteúdos de qualidade sobre impacto social e terceiro setor.
Nas Redes
Fale Conosco

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.