
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
No dia Internacional da Mulher, conversas sobre distribuição de renda e desigualdades de gênero ainda são difíceis, mas podem ser feitas com um sabor especial de afeto e de pertencimento. É a ideia do encontro entre o Tempero Periférico, coletivo formado por mulheres cozinheiras da Vila dos Pescadores (bairro de Cubatão, na Baixada Santista), e o Mulheres do Gau, coletivo de agricultoras urbanas que cultivam e comercializam alimentos orgânicos. No próximo sábado, os dois projetos se unem para uma roda de conversa, em São Paulo, em que vão trocar experiências, receitas e muitas reflexões.
O Projeto Tempero Periférico foi criado em 2024, com o objetivo de trazer aos moradores da Vila dos Pescadores um conjunto de conhecimentos sobre a redução de desperdício alimentar, por meio de aulas de receitas que aproveitam alimentos para pratos criativos e com alto valor nutricional. O projeto, direcionado para mulheres , também busca trabalhar com o empoderamento econômico ao trazer às alunas uma possibilidade de geração de renda por meio da gastronomia periférica.
Empreendedorismo periférico promove autoestima e distribuição de renda
O Tempero Periférico da Vila dos Pescadores foi desenvolvido durante a edição de 2024 do edital Ativa a Vila, iniciativa do Instituto Elos com apoio da empresa Edge. Durante o ano, empreendedores da Vila dos Pescadores tiveram a oportunidade de colocar em prática projetos pessoais. Ao todo, foram apoiadas sete iniciativas, incluindo o projeto de gastronomia.
A equipe do Instituto Elos contribuiu com mentorias, consultorias técnicas, visitas de inspirações, em um intenso processo de formação de empŕeendedorismo social do território que vai muito além do valor do fundo semente que também é oferecido, a partir da parceria com a empresa Edge.
A visita do Tempero Periférico ao espaço do Coletivo Mulheres do GAU é mais um capítulo da formação: uma visita que tem como objetivo inspirar as participantes do projeto, e fortalecer os planos de expansão para 2025.
Serviço
Tempero Periférico – Cozinha Afetiva e Sustentável
08/03, 10h – 15h
Local: Espaço Mulheres do GAU – Agricultura e culinária orgânica
Rua: Papiro do Egito, 100B – bairro União de Vila Nova – São Paulo
(Assessoria de Imprensa)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001