ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis


Nos últimos 10 anos, desastres relacionados à crise climática causaram 220 milhões de deslocamentos internos. O dado é de um relatório da ACNUR (Agência das Nações Unidas para Refugiados), lançado durante a COP29, em Baku, Azerbaijão.
O cálculo reúne todas as movimentações ocasionadas por eventos climáticos extremos dentro do mesmo país, incluindo remoções temporárias de pessoas.
Essa é a primeira vez que a ACNUR analisa a relação entre a crise climática e o deslocamento de pessoas forçadas a fugir de suas casas.
De acordo com a publicação, as mudanças climáticas podem aumentar os deslocamentos internos, agravando casos em que pessoas buscam outros países devido a conflitos. Um quadro que piora a qualidade já vulnerável de vida dos refugiados que atravessam fronteiras nacionais.
No caso das enchentes no Rio Grande do Sul, o relatório aponta que 580 mil pessoas foram obrigadas a se deslocar de suas casas. Entre os afetados, estão 43 mil refugiados vulneráveis de Venezuela, Haiti e Cuba, que habitavam algumas das áreas mais impactadas por secas e inundações.
Ou seja, pessoas que fogem de seus países vítimas de conflitos e violências, podem ser forçadas a fugir novamente devido a eventos climáticos extremos.
Quadro que deve se agravar até 2040. A previsão é uma escalada da exposição de populações a múltiplos perigos climáticos, particularmente nas Américas, na África Ocidental-Central e no Sudeste Asiático. Segundo o estudo, o número de países projetados para enfrentar perigos climáticos extremos deve saltar de três (Bangladesh, Emirados Árabes Unidos e Omã) para 65, incluindo o Brasil.O relatório mostra ainda que o calor extremo deve aumentar significativamente, com uma projeção de que a maioria dos assentamentos e campos de refugiados enfrentem o dobro de dias de calor danoso até 2050.
Fonte: GIFE
ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção
ONG amplia acervo com obra acessível de bell hooks
SP Invisível promove ceias para pessoas em situação de rua

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001