ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) se une a um dos personagens mais queridos da televisão brasileira para lançar uma campanha especial neste Dia das Crianças, destacando um tema crucial: a escassez de água. Em parceria com o icônico ratinho do programa Castelo Rá-Tim-Bum, a campanha tem como objetivo sensibilizar a população para os desafios que muitas crianças enfrentam diariamente, vivendo em regiões onde o acesso à água potável e saneamento é limitado ou inexistente.
A ação recria uma das cenas mais memoráveis do programa, em que o personagem toma banho cantando sua famosa música. Desta vez, no entanto, ao abrir o chuveiro, ele se depara com uma dura realidade: a falta de água (acesse o vídeo aqui, a partir de 10/10). A ação, desenvolvida pela agência VML Brasil, veiculada nas redes sociais e em outros canais de comunicação, contará com uma ação interativa que incentiva a participação do público.
A audiência será convidada a fazer doações para as ações de água, saneamento e higiene do UNICEF no Brasil, voltadas a escolas e comunidades vulneráveis. A cada doação, feita por meio da chave-pix ajude@unicef.org, os participantes contribuirão para alcançar a meta que desbloqueará uma grande surpresa: um novo clipe do personagem. A participação ativa do público será crucial para desbloquear esse conteúdo especial (saiba mais em www.unicef.org/brazil/mes-das-criancas).
“Em um momento em que muito se fala sobre o presente ideal para o Dia das Crianças, milhares de meninas e meninos desejam um presente muito simples e fundamental: poder sobreviver e sonhar com o futuro. Para chamar a atenção para essa realidade, era preciso ir além dos dados e das estratégias tradicionais de arrecadação de recursos: precisávamos de uma estratégia de influência que verdadeiramente engajasse e mexesse com a memória afetiva dos brasileiros”, afirma Lidia Carvalho, Head de Marketing do UNICEF no Brasil.
“Para sensibilizar sobre o tema, optamos por resgatar um ícone da infância de muitas pessoas no Brasil: o Ratinho do Castelo Rá Tim Bum”, diz Isaac Serruya, liderança criativa da VML Brasil, à frente do projeto. “Nossa intenção foi ativar esse aspecto emocional, que remete à infância, para que as pessoas se sensibilizem e doem ao UNICEF. E ao atingirmos a meta de doação, ajudando milhões de crianças brasileiras, celebraremos esse momento com um clipe inédito do Ratinho”.
Para ajudar a espalhar a mensagem de conscientização e solidariedade, ao longo da campanha, o UNICEF vai contar com um importante time de influenciadores, como o PodPah, e os perfis Cinthya Rachel (@cinthyarachel), Greengo Dictionary (@greengodictionary), Jean Capoani (@jeancapoani), Lipe Volpato (@lipe_volpato), Luciano Amaral (@lucianoamaral), Marcelo Tas (@marcelotas), Nogy (@canal90), Nostalgias 2000 (@nostalgias2000), Sabrina Oliveira (@thesabriss) e muitos outros que vão divulgar de forma voluntária a ação.
Com essa campanha, o UNICEF espera engajar a sociedade por um presente e futuro em que nenhuma criança precise sofrer com a falta de água, reforçando também a necessidade de políticas públicas que assegurem o direito à água e ao saneamento básico, reconhecido pelas Nações Unidas em 2010.
Para a campanha, o UNICEF conta com o apoio de Instituto Claro, Huggies e Grupo Profarma.
O desafio de água e saneamento no Brasil
No Brasil, dados inéditos, lançados pelo UNICEF nesta quinta-feira, mostram que 12 milhões de meninas e meninos vivem sem acesso adequado a esgoto. Além disso, 2,1 milhões vivem sem acesso adequado à água potável. Os números são de análises realizadas com base no Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No mundo, cerca de 600 milhões de crianças viverão em áreas com extrema escassez de água até 2040, segundo estimativa do UNICEF, contida no relatório “Thirsting for a Future”. O relatório alerta para os impactos na saúde e sobrevivência infantil e revela que as mudanças climáticas, o aumento da demanda por água e a má gestão dos recursos hídricos são os principais fatores que intensificam essa crise.
Fonte: UNICEF
ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção
ONG amplia acervo com obra acessível de bell hooks
SP Invisível promove ceias para pessoas em situação de rua

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001