Sociedade civil retoma participação na CONABIO

Nota Social
1 de outubro de 2024
  • Geral
Compartilhe

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) a lista das organizações da sociedade civil eleitas para compor a Comissão Nacional de Biodiversidade (CONABIO). O colegiado foi esvaziado em fevereiro de 2020, como parte de uma política de ataques às políticas socioambientais na gestão de Jair Bolsonaro. O anúncio de hoje é um marco na retomada de uma sociedade mais justa e democrática, e ação essencial para que o Brasil assuma seu papel na luta para reverter a acelerada perda de biodiversidade. 

“Esta é uma reconquista da sociedade civil, que tinha perdido espaço nos fóruns e conselhos nos últimos anos, como uma tentativa de banir a nossa representatividade. Além do nosso retorno à CONABIO, conseguimos a inclusão da representação por bioma e a participação da juventude e o equilíbrio de gênero nas indicações entre titular e suplente na instituição”, detalha Michel Santos, gerente de Políticas Públicas do WWF-Brasil. 

Entre as entidades que voltam a participar da CONABIO está o WWF-Brasil, eleito para assuntos referentes à Zona Costeira e Marinha. Para Amazônia, o assento no colegiado ficou para a Conservação Internacional Brasil; Caatinga, com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável (Fundação Araripe); Cerrado, com o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN); Mata Atlântica, com a Fundação SOS Pró-Mata Atlântica; Pampa, com o Instituto Curicaca; e Pantanal com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). 

De acordo com Santos, estes são os primeiros passos de uma longa jornada. “Entre os desafios dessa nova composição do colegiado está a discussão sobre o caráter deliberativo da CONABIO. Atualmente, ela está de maneira consultiva. É primordial que a sociedade civil tenha voz ativa para unirmos forças entre o poder público e a ciência”, finaliza. 

A CONABIO é uma comissão do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima responsável por acompanhar e orientar a implementação de políticas nacionais de biodiversidade. Além das organizações que representam a sociedade civil, o colegiado é composto por representantes de órgãos governamentais, e juntos têm o papel de propor e discutir meios de implementação de políticas nacionais sobre a biodiversidade. Leia aqui a íntegra do resultado da eleição do CONABIO.  

Sobre o WWF-Brasil 

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 28 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. 

Fonte: WWF-Brasil

Veja mais notícias sobre
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias relacionadas
O "Nossa Causa" é um portal de notícias dedicado ao fortalecimento e disseminação de informações sobre o terceiro setor no Brasil. Nosso compromisso é fornecer conteúdo de alta qualidade e relevância, abordando temas como responsabilidade social, voluntariado, filantropia e inovações sociais. Com uma equipe de jornalistas especializados e colaboradores apaixonados, buscamos amplificar vozes e iniciativas que promovem impacto social positivo, além de oferecer análises e insights que auxiliam organizações e indivíduos engajados em causas sociais.
Nas Redes
Fale Conosco

Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.