
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
A Casa de Apoio Aura é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), localizada em Belo Horizonte – MG, dedicada ao acolhimento de crianças e adolescentes que enfrentam desafios como transplantes, câncer e doenças hematológicas. Além disso, a organização é uma ativa participante do Setembro Dourado, uma campanha nacional de conscientização sobre o câncer infantojuvenil.
O Setembro Dourado visa chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer em crianças e adolescentes. Durante o mês, são realizadas diversas ações educativas e de conscientização, destacando os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, que muitas vezes são confundidos com doenças comuns da infância.
Ao trabalhar em prol dessa campanha, a Casa Aura reforça seu compromisso em sensibilizar a população sobre a necessidade de maior atenção e cuidado para o diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil, colaborando para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes e para o aumento das chances de cura.
Em entrevista com o Comitê Gestor da Casa de Apoio Aura, formado por Marilda Eugênia de Souza, Cleudes Francisca de Souza e Andrea Rocha Coelho Pires, os membros destacaram sua dedicação e compromisso com a pauta.
Nota Social: Qual o principal objetivo da campanha Setembro Dourado?
Casa Aura: O Setembro Dourado foi criado para alertar profissionais de saúde, pais, educadoras, a importância de atentar sobre sinais e sintomas sugestivos do câncer infantil juvenil, contribuindo dessa forma com a detecção precoce da doença.
NS: Como a organização trabalha para conscientizar a sociedade sobre a pauta?
CA: Nos últimos anos, nossas ações durante o Setembro Dourado têm sido voltadas principalmente para a divulgação e conscientização, com o objetivo de informar a comunidade e capacitar profissionais de saúde e educação para estarem atentos aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Já realizamos simpósios, palestras em escolas, distribuição de panfletos, e até mesmo ações em shoppings. Um exemplo recente é a parceria com o Shopping Boulevard, que apoiou a campanha com um painel digital divulgando os sintomas do câncer infantil.
Além da conscientização, é fundamental valorizar as queixas das crianças e adolescentes, tanto em consultas médicas quanto no ambiente escolar. Trabalhamos com a capacitação de profissionais de saúde e educação, facilitando o acesso a médicos especialistas e exames, o que muitas vezes é difícil para famílias de baixa renda.
NS: Quais são as principais sinais de alerta para o câncer infantojuvenil?
CA: Os sinais de alerta para o câncer infantojuvenil são muitas vezes confundidos com sintomas de doenças comuns da infância, o que dificulta o diagnóstico precoce. Por isso, orientamos os profissionais que lidam com crianças e adolescentes a estarem atentos à repetição desses sinais. Alguns dos principais indicativos incluem manchas roxas e sangramentos sem causa aparente, alterações motoras e convulsões, cansaço excessivo, palidez, perda de peso, dores ósseas, inchaços com sinais inflamatórios, caroços em qualquer parte do corpo e reflexos esbranquiçados nos olhos.
Embora esses sintomas possam estar relacionados a infecções ou outras doenças comuns, é fundamental que os profissionais observem com atenção a persistência e a repetição desses sinais, pois eles também podem estar associados ao desenvolvimento de câncer infantil. O olhar cuidadoso dos profissionais de saúde é essencial para garantir um diagnóstico precoce e eficaz.
NS: Quais são os tipos de apoio que a Casa Aura oferece às crianças e suas famílias?
CA: Realizamos acolhimento provisório para as famílias que estão acompanhando seus filhos, crianças e adolescentes em tratamento oncológico em Belo Horizonte. Nosso trabalho se baseia nos princípios dos cuidados paliativos, realizamos um acolhimento humanizado amparando a família em todas suas necessidades durante todo o processo de adoecimento e tratamento. Trabalhamos com o conceito de dor total, acolhendo a dor nas dimensões física, social, emocional e espiritual.
Proporcionamos um ambiente acolhedor, fornecendo alimentação nutritiva e saudável e todas as condições necessárias para que a família possa passar por essa fase com tranquilidade. O objetivo é garantir uma estadia confortável durante o tratamento do câncer, oferecendo suporte completo até que a criança esteja em condições de retornar à sua cidade.
NS: Durante o Setembro Dourado, a Casa de Apoio Aura realiza alguma ação?
CA: Nossa principal ação durante o Setembro Dourado é a divulgação. Acreditamos que, quanto mais profissionais que atendem crianças e adolescentes forem capacitados e estiverem atentos aos sinais do câncer infantojuvenil, maiores serão as chances de diagnóstico precoce. Por isso, neste mês, concentramos nossos esforços em aumentar a visibilidade do tema por meio de diversas mídias. Estamos buscando meios de comunicação para ampliar a conscientização, pois sentimos que o Setembro Dourado ainda não tem a mesma projeção de campanhas como o Outubro Rosa ou o Novembro Azul.
Infelizmente, a campanha ainda recebe pouca atenção, e é fundamental que tanto a comunidade quanto às autoridades de saúde e educação participem mais ativamente. Seria ideal vermos essa causa em outdoors, na televisão, nas redes sociais e com o apoio das secretarias de saúde. O nosso objetivo é fazer com que o Setembro Dourado chegue às casas das pessoas, ao Instagram, WhatsApp, e que todos saibam da existência dessa campanha e de sua importância.
NS: Quais são os principais formas de ajudar a organização?
CA: Para ajudar, as pessoas podem fazer doações financeiras ou de itens como alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, ou qualquer outro tipo de doação. É possível também ajudar se voluntariando, que não é restrito ao mês de setembro, mas sim uma oportunidade para o ano todo. Temos várias áreas em que os voluntários podem atuar, como no nosso bazar, na área pedagógica, ou conduzindo oficinas que ensinam habilidades para as famílias.
Além disso, contamos com voluntários para ajudar na comunicação, correção de textos, na brinquedoteca, nas festas que organizamos e até na fotografia, registrando os momentos especiais que proporcionamos às crianças, como passeios e atividades.
Para saber mais sobre a organização, contribuir ou se voluntariar, acesse o site Casa de Apoio Aura ou ligue (31) 3236-5900.
(Amanda Maciel, do Nota Social)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001