Instituto BRZ abre 7º edital para apoiar projetos sociais


Foi lançado um novo documento que propõe caminhos para fortalecer a sustentabilidade e o impacto das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no Brasil. Intitulado “Diretrizes para Promoção do Desenvolvimento Institucional das Organizações da Sociedade Civil no Brasil para Organizações Doadoras e Captadoras de Recursos”, o material tem como foco orientar tanto doadores quanto as próprias organizações sociais a investirem de forma estratégica no desenvolvimento institucional (DI).
Elaborada a partir de estudos e diálogos promovidos pela Comunidade de Aprendizagem do Instituto ACP, a publicação destaca que o desenvolvimento institucional é essencial para a autonomia, resiliência e atuação de longo prazo das OSCs. O DI envolve aspectos internos como planejamento, governança, mobilização de recursos e gestão de equipes, elementos que muitas vezes não recebem o investimento necessário.
Apesar da importância do tema, o documento aponta um cenário de subfinanciamento no Brasil. Dados do Censo GIFE 2022 revelam que apenas 3% do investimento social privado foi potencialmente destinado ao fortalecimento institucional. A pesquisa também expõe que, embora doadores valorizem critérios como boa gestão e transparência, essas mesmas exigências acabam sendo utilizadas como justificativas para não financiar as estruturas organizacionais, justamente onde o apoio seria mais necessário. Esse ciclo vicioso é chamado de “Ciclo da Escassez” ou “Ciclo da Inanição”.
Para romper com essa lógica, o documento propõe diretrizes que incluem a necessidade de uma atuação mais intencional por parte dos doadores, reconhecendo as especificidades de cada organização, especialmente aquelas historicamente marginalizadas. Também defende o acesso a recursos financeiros flexíveis, livres e plurianuais, que permitam às organizações definir prioridades e investir em suas estruturas internas.
Outro ponto central é a construção de relações baseadas na confiança, com maior equilíbrio de poder entre doadores e OSCs e abertura para o diálogo sobre desafios e aprendizados.
A publicação completa está disponível gratuitamente aqui.
(Redação ONG News)
Instituto BRZ abre 7º edital para apoiar projetos sociais
Inclusão no trabalho ainda falha para PcDs, aponta pesquisa
Projeto cria política de proteção de defensores de direitos humanos
Curso debate impactos da Reforma Tributária para OSCs

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001