
O Instituto Jô Clemente (IJC) vai lançar, em 15 de outubro, o edital da 1ª edição do Prêmio Dona Jô Clemente: O Legado do Saber, voltado a pesquisas inovadoras em Educação Inclusiva para estudantes com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa vai destinar R$500 mil ao financiamento e reconhecimento de projetos já em fase avançada de desenvolvimento (TRL 7 a 9).
Poderão se inscrever pesquisadores com título de doutor e vínculo permanente com universidades, institutos ou entidades de pesquisa públicas e privadas no Brasil. Também serão aceitas candidaturas de empreendedores e startups, desde que comprovem trajetória consistente em pesquisa e inovação na área. Entre os critérios de seleção estão inovação, impacto, viabilidade técnica e escalabilidade.
A premiação poderá contemplar até três projetos e se propõe a fomentar soluções concretas para os desafios da inclusão escolar. As propostas devem se alinhar a uma ou mais das quatro linhas temáticas:
Além de pesquisadores acadêmicos, a chamada prevê participação de profissionais com experiência equivalente em pesquisa aplicada, desde que com produção científica ou técnica reconhecida. Para todos os candidatos, será exigida a autoria de ao menos dois artigos científicos de impacto nas áreas temáticas do edital.
O edital completo, com regras e cronograma, será disponibilizado em 15 de outubro no site ijc.org.br.
(Redação ONG News)
11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001