Mulheres vítimas de violência têm canal de atendimento na COP30


Como parte das comemorações de seus 25 anos de atuação, o Crescer lançou o livro “Educar para transformar: princípios educacionais do Crescer”, obra que reúne os fundamentos pedagógicos que orientam a trajetória da organização social e refletem sua missão de promover uma educação mais humana, inclusiva e transformadora. O livro está disponível nos formatos impresso e digital.
A publicação é, segundo a diretora do Crescer, Luciana Allan, um convite à reflexão sobre os caminhos para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.
“Somente com um novo olhar, conhecimento técnico, criatividade, respeito às diversidades e atenção aos contextos socioambientais e sociopolíticos conseguiremos reverter os resultados educacionais e colaborar para que pessoas sejam capazes de ter e perseguir seus sonhos”, afirma.
O livro é dividido em duas partes. A primeira apresenta a missão, os valores e a história do Crescer, que já atuou em mais de quatro mil municípios e nove mil escolas, beneficiando 2,5 milhões de pessoas por meio de seus projetos. A segunda parte mergulha nos princípios pedagógicos que norteiam suas ações, como fazer florescer o desejo de aprender, promover a educação inclusiva e antirracista, estimular o uso criativo e responsável das tecnologias e educar para a sustentabilidade.
Cada princípio é acompanhado de referências conceituais, destaques e exemplos de projetos, convidando o leitor a fazer parte de uma cultura de formação contínua, em que o crescimento pessoal e coletivo caminham juntos. “Documentar o presente e o passado colabora para a sustentabilidade dos resultados e oferece repertório e inspirações para o futuro”, reforça Luciana.
Entre os programas destacados na obra está o Caminhos para a Cidadania – Escolas baseadas na Natureza, ação social e educativa da Motiva (antigo Grupo CCR), que desde 2002 promove a formação continuada de educadores da rede pública. O Crescer é parceiro técnico da iniciativa desde 2018, oferecendo materiais pedagógicos e cursos gratuitos a distância sobre temas como diversidade, inclusão, saúde mental, educação ambiental e cidadania. Em 2024, o programa alcançou mais de 280 cidades nas cinco regiões do país, formando mais de seis mil educadores em 1.700 escolas.
Para mais informações sobre o livro, acesse aqui.
(Redação ONG News)
Mulheres vítimas de violência têm canal de atendimento na COP30
Firmando um acordo de cooperação com o Governo Federal
Guia orienta ativistas sobre segurança, cultura e espaços em Belém
ONGs participam de COP do Povo denunciando violações a direitos

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001