ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis


De causa em causa a gente constrói um mundo melhor. E isso se torna ainda mais incrível e possível quando a nossa causa – literalmente – atua em sintonia com parcerias que acreditam e trabalham que transformar o mundo não só é possível, como necessário. Foi assim que o nosso caminho se cruzou com o das Marias, mulheres empoderadas que, por meio do projeto Verdes Marias, atuam inspirando pessoas a ingressarem numa vida mais sustentável e estimulando microrrevoluções em suas rotinas.
O Verdes Marias é baseado em quatro eixos:
Menos lixo | mais orgânicos | relações mais humanas | vida mais simples
A Nossa Causa acredita nas Marias. As Marias acreditam na Nossa Causa. E juntos todos nós cremos que podemos ecoar ainda mais alto as nossas vozes, na busca por uma sociedade mais responsável, sustentável e humanizada. A partir de agora, todas as semanas divulgaremos aqui no portal Nossa Causa artigos e conteúdos em parceria com o Verdes Marias. É mais um passo dado na busca pelo fortalecimento da rede de protagonistas que não apenas sonham, como agem por um mundo melhor.
Acompanhe e sinta-se convidado ou convidada para atuar junto com a gente!
O primeiro artigo que marca nossa parceria é “Kit Lixo Zero – porque ter um”:
O Brasil produz cerca de 76 milhões de toneladas de lixo por ano e só recicla 3% desse total. Esses são os últimos dados do Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil. Quer dizer, estamos gerando lixo demais e não estamos fazendo nossa parte. Se todo mundo soubesse que evitar lixo é fácil, é bem possível que esses dados mudassem.
Ir à farmácia, por exemplo, e não pedir sacola plástica é fácil: é só levar uma ecobag na bolsa. Tomar um cafezinho antes da reunião e não usar copo descartável também é fácil: é só levar um copo reutilizável (o nosso é de silicone). Existem algumas atitudes que fazem toda a diferença, é só deixar um espacinho na bolsa, no carro ou na mochila para um kit zero lixo.
O kit lixo zero pode ter:
1 ecobag, para evitar qualquer sacola plástica de qualquer lugar
1 copo de silicone ou de inox retrátil, para evitar copos descartáveis
1 canudo, para os sucos e drinks (tem de bambu, vidro, silicone, inox…)
3 talheres, para poder comer na rua sem usar descartável (colher, faca e garfo)
1 ou algumas sacolinhas de pano ou outro material, caso você vá comprar comida e sementes a granel
Muita gente nem sabe onde vai parar o nosso lixo. Segundo os mesmos dados do PRSB, enquanto no Sudeste do país 85% do lixo vai parar em aterros, no Nordeste esse número cai para 52% – e sabe para onde vai o restante? Para os lixões! E se você não sabe, os lixões são péssimos lugares para se descartar lixo: é uma área a céu aberto sem qualquer planejamento ou medida de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública.
Por isso, é aquela velha e boa história: se cada pessoa começar a se conscientizar, serão milhares de pessoas fazendo a diferença no mundo.
A grande questão é se organizar sempre quando sair de casa, e aprender a falar “não” para os plásticos de uso único. Isso vale até para embalagem de presente, copo plástico no avião, palitinho para o café: todos esses podem ser evitados.
Um vídeo para você se inspirar (tem muitos outros legais também no youtube, basta digitar #lixozero #zerowaste) :
ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção
ONG amplia acervo com obra acessível de bell hooks
SP Invisível promove ceias para pessoas em situação de rua

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001