Quem trabalha com causas sociais sabe que a comunicação faz parte de qualquer estratégia de transformação. E sabe também dos inúmeros desafios que envolvem a comunicação de causas.
Comunicadores(as) de causas são, sobretudo, ativistas.
E para exercer seu papel, é preciso conhecimentos, recursos e suporte.
Pensando nisso, a BeCause criou o Causalidades, uma plataforma de compartilhamento de aprendizados em comunicação de causas de, e para, organizações que transformam o mundo.
O Causalidades existe para reafirmar a comunicação de causas como chave para estimular diálogos, conexões e transformações sociais, que nos levem a uma sociedade mais democrática, justa e plural.
Aprendizados
Os primeiros aprendizados foram compartilhados pelas coordenadoras de comunicação do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), da Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) e da Fundação André e Lúcia Maggi (FALM).
Paula Piccin, do IPÊ, fala sobre como o Instituto estrutura sua comunicação, o que traz melhores resultados de engajamento, os desafios da comunicação online e o momento da pauta ambiental no debate público.
Paula Prado, da AME, discute a necessidade de repensarmos as narrativas da área da saúde, que com frequência, são impositiva e acabam rotulando e fragilizando as pessoas, mais do que as ajudando. Além de compartilhar as experiências e aprendizados de sua atuação na AME.
Já Maíza Prioli, da FALM, nos conta sua trajetória, entremada com a da fundação, e compartilha seus aprendizados com o projeto Desafio Global, voltado a mobilizar jovens protagonistas de transformação social.
No site do projeto estão disponíveis também indicações de outros conteúdos sobre comunicação de causas, uma vez que o Causalidades almeja contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do setor, aumentando a visibilidade do tema, das organizações, suas equipes, feitos e aprendizados.