Para a maioria das pessoas, a vida está se tornando incrivelmente estressante. Nós temos menos tempo para amigos e família e estamos enfrentando crescente pressão no trabalho. O documentário A Economia da Felicidade descreve um mundo se movendo simultaneamente em duas direções opostas.
De um lado, governos e grandes empresas se unindo, promovendo a globalização e consolidando o poder corporativo. De outro, pessoas do mundo todo resistindo a isso, criando um futuro diferente. A ideia dessas comunidades é reconstruir em uma escala mais humana economias ecológicas baseadas na economia da localização.
Localização é uma estratégia poderosa para ajudar a reparar o nosso fraturado mundo – os nossos ecossistemas, as nossas sociedades e nós próprios. Longe das velhas instituições de poder, as pessoas estão a começar a construir um futuro muito diferente.
O filme mostra como a globalização causa rejeição da própria cultura, competição e divisão; como ela estruturalmente promove o crescimento de favelas e áreas urbanas; como ela está dizimando a democracia. Além disso, ele também traz inspirações e soluções práticas, estratégias comunitárias que estão levando a bandeira da localização à frente. A ideia é trazer a economia para casa, localizar e acreditar que é possível construir um mundo melhor.
Você pode assistir ao filme completo, em inglês, aqui.