É possível engajar e coordenar voluntários à distância durante a crise, é o que afirma Beatriz, Coordenadora de relacionamento com ONGs e voluntários na Atados. Confira as dias e recomendações:
Recomendações para coordenar voluntários a distância
- Primeiro, identifique as demandas da organização, refletindo sobre os sonhos e desafios da organização: “Por que e para que eu preciso de voluntários?”
- Pense em qual o perfil de voluntário que você precisa e que poderá apoiá-la nessas atividades: “Qual voluntário que eu preciso para desenvolver a atividade?”
- Acredite e comprometa-se com o voluntário!
- Planeje e estruture um processo para receber o voluntário. Monte um cronograma, com os prazos e entregas. É importante ter um programa com começo, meio e fim para melhorar o comprometimento!
- Responda o voluntário com rapidez e de forma pessoal.
- Elabore uma descrição clara do papel do voluntário.
- Conheça o voluntário, explique sobre a organização e sua atuação, alinhe as expectativas e explique com clareza qual é o seu papel, garantindo que todos realizem suas atividades para alcançar o objetivo comum.
- Compartilhe o cronograma, ferramentas e materiais necessários para a realização das atividades.
- Mesmo à distância, assine um termo de voluntariado com a descrição das atividades que serão realizadas pelo voluntário e a disponibilidade de tempo que será exigida.
- Faça uma planilha para gestão dos seus voluntários. Coloque os nomes e contatos dos voluntários, suas entregas e comprometimento. Quando a situação de emergência terminar, você poderá agradecê-los de forma especial!
- À distância é um pouco mais difícil manter a motivação dos voluntários, por isso: estabeleça uma comunicação clara e constante, dê espaço para que o voluntário possa trazer novas ideias e sugestões para a organização, reconheça os trabalhos e compartilhe os resultados.
Sugestões de vagas à distância
Algumas vagas de voluntariado funcionam muito bem à distância, como por exemplo:
- Captador(a) de recursos
- Captador(a) de parcerias
- Gerente de campanha de crowdfunding
- Digitador(a) de Nota Fiscal
- Analista de marketing
- Auxiliar administrativo
- Programador/ Desenvolvedor(a)
- Designer Gráfico
- Gestor(a) de mídias sociais
- Redator/ Produtor(a) de conteúdo online
- Organizador(a) financeiro
- Organizador(a) de base de dados
- Professor(a) de Yoga
- Professor(a) de artes e artesanato
- Psicólogo(a)
Confira aqui um compilado dessas vagas com o descritivo de cada uma delas.
Este texto foi escrito por Beatriz Basile de Carvalho, Coordenadora de relacionamento com ONGs e voluntários na Atados, publicado originalmente pelo Portal de Impacto da Phomenta e adaptado por nós.