Quando o céu de São Paulo escureceu, a repercussão das queimadas da Amazônia superou os limites do fogo e ganhou a boca do povo, passando a se tornar manchete dos principais noticiários nacionais e internacionais, assim como das redes sociais. De lá para cá, as chamas já foram apagadas e outros assuntos tornaram-se mais comentados. No entanto a situação da Floresta Amazônica ainda precisa da nossa atenção para que a recuperação possa acontecer e medidas sejam tomadas como garantias de que tragédias como o último incêndio na região sejam evitadas. E para isso, elencamos 9 organizações que atuam pela Amazônia e meio ambiente.
Nós já falamos sobre como você pode agir para fazer sua parte em benefício da maior floresta subtropical do planeta e reforçamos a importância da sua voz e iniciativa a partir de um relato sobre como está a Amazônia após incêndio. Agora, queremos apresentar organizações que abraçaram a possibilidade de agir para mudar o mundo, e que atuam para propor e realizar melhorias neste cenário. Inspirados pela situação da Amazônia e possibilidades de agirmos em benefício do meio ambiente, elencamos algumas Organizações da Sociedade Civil que fazem a diferença. Conheça exemplos de OSCs que atuam pelo planeta e quais ações executam, para se inspirar e agir junto!
Conheça exemplos de OSCs que atuam pelo planeta e quais ações executam, para se inspirar e agir junto!
Greenpeace
O Greenpeace é uma Organização da Sociedade Civil mundial que existe porque – segundo a instituição – nosso planeta precisa de quem o defenda. Algumas pessoas olham para uma floresta e enxergam apenas lucro. Mas há outras milhares mais que vêem uma casa, uma sabedoria, um futuro. Em todo o mundo, o Greenpeace defende o meio ambiente e as comunidades que dependem de seus recursos, responsabilizando governos e corporações que os ameaçam. Seja nas ruas ou nas urnas, temos o poder real de transformação quando trabalhamos juntos.
Sua história começou em 1971, quando um grupo de ecologistas, jornalistas e hippies zarparam do porto de Vancouver, no Canadá, rumo ao Ártico. Hoje em dia já é uma organização internacional totalmente financiada por seus apoiadores, que não aceita dinheiro de empresas e governos, com o objetivo de manter a independência da sua atuação. O Greenpeace está presente em mais de 55 países e desenvolve campanhas globais coordenadas entre vários escritórios, conforme as necessidades específicas de cada ecossistema em que se encontram.
Você pode apoiar esta causa e contribuir financeiramente para que o Greenpeace Brasil – sim, há uma sede aqui em nosso país – permaneça agindo em benefício da nossa biodiversidade. Basta acessar esse link e colaborar.
SOS Amazônia
Na década de 1980 grandes áreas de florestas foram substituídas por pastagens na Amazônia. Naquela época, o movimento dos seringueiros, no Acre, unia forças para empatar a devastação e garantir o direito de posse das suas colocações. Movidos pela resistência dos guardiões da floresta, no dia 30 de setembro de 1988, na cidade de Rio Branco, estado do Acre, professores, estudantes universitários e representantes do movimento social, incluindo o ativista e seringueiro Chico Mendes, criaram a Associação SOS Amazônia, tendo como objetivo principal defender a causa extrativista e proteger a Floresta Amazônica, apoiando as populações tradicionais.
Num cenário de conflitos por ocupação de terras, a entidade se dedicou a expor, em praça pública, dados e fotos sobre o desmatamento na região, a fazer denúncias das ameaças sofridas pelos seringueiros, distribuir materiais informativos e a dialogar com as pessoas sobre o tema, visando mobilizar a sociedade e facilitar a compreensão sobre causas e consequências da destruição que estava acontecendo.
Diante do delicado momento que os extrativistas viviam, além das campanhas de conscientização, logo surgiu a necessidade da instituição, em desenvolver projetos, propor e implementar políticas públicas com foco na difusão de modelos e práticas para preservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável, iniciativas que pautam, cotidianamente, o dever de cumprir a missão da SOS Amazônia, que é “promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia”.
E até hoje, esta Organização da Sociedade Civil permanece na Floresta Amazônica cumprindo esta missão. Você também pode fazer parte desta história e colaborar eles por meio desse link.
SOS Mata Atlântica
Na década de 1980, cientistas, empresários, jornalistas e defensores da questão ambiental se aproximam e lançam as bases para a criação da primeira ONG destinada a defender os últimos remanescentes de Mata Atlântica no país, a Fundação SOS Mata Atlântica. O ideal de conservação ambiental da entidade, criada em 20 de setembro de 1986, associa-se ao objetivo de profissionalizar pessoas e partir para a geração de conhecimento sobre o bioma. A proposta representa também um passo adiante no amadurecimento do movimento ambientalista no país.
A história da Fundação SOS Mata Atlântica foi construída por meio da mobilização permanente e da aposta no conhecimento, na educação, na tecnologia, nas políticas públicas e na articulação em rede para consolidação do movimento socioambiental brasileiro.
E sua missão de inspirar a sociedade na defesa da Mata Atlântica é pautada nas crenças de que:
- A humanidade só garantirá a qualidade de vida quando souber conviver em harmonia com o ambiente em que vive
- A responsabilidade da preservação é de toda a sociedade, com ações praticadas no seu dia a dia
- A sensibilização de um indivíduo é a base da mobilização coletiva
- A nossa luta é hoje, agora e deve ser renovada a todo momento
- Não podemos deixar para agir amanhã
- A sustentabilidade da vida no planeta depende de uma economia que tenha o sócioambiental como premissa
Se você compartilha dos valores e objetivos da SOS Mata Atlântica, apoie esta Organização da Sociedade Civil acessando esse link.
Fundação Amazonas Sustentável (FAS)
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma Organização da Sociedade Civil brasileira criada em 8 de fevereiro de 2008, pelo Banco Bradesco em parceria com o Governo do Estado do Amazonas. Posteriormente, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil (2009), do Fundo Amazônia (2010) e da Samsung (2010), além de outras parcerias em programas e projetos desenvolvidos.
A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do estado do Amazonas. E suas principais iniciativas são implementadas por meio do Programa Bolsa Floresta (PBF), Programa de Educação e Saúde (PES), Programa de Soluções Inovadoras (PSI) e Programa de Gestão e Transparência (PGT).
A atuação da FAS trabalha com 9.597 famílias, beneficiando 40.230 pessoas moradoras de 16 Unidades de Conservação (UC) do Amazonas.
Para descobrir mais sobre esta iniciativa e apoiar a FAS, acesse aqui.
Equipe de Conservação da Amazônia (ECAM)
A ECAM é uma Organização da Sociedade Civil que atua para a proteção biocultural da Amazônia e pessoas que vivem lá. Seu objetivo é construir em parceria com os povos da floresta ações que assegurem qualidade de vida e bem-estar à população local, assim como o equilíbrio socioambiental na região. É voltada para proteção biocultural da Amazônia e seus povos, com o objetivo de construir juntos aos povos da Floresta políticas e ações que garantam o equilíbrio socioambiental.
As preocupações que movem o trabalho da Ecam estão centradas em projetos de valorização do conhecimento local e a conservação ambiental. Para a Ecam, a conservação do meio ambiente não ocorre apenas pelo combate a queimadas, extração ilegal de madeira ou mesmo caça e pesca predatória. O seu trabalho está voltado para o fortalecimento das comunidades e atores locais, profundos conhecedores dos desafios e soluções para a região da Amazônia. Por seus resultados, a resposta oferecida pela Ecam, desde 2002, serve de parâmetro para ações dentro e fora do país, quando o assunto é conservação ambiental.
Descubra mais sobre a ECAM e inspire-se a apoiar esta iniciativa por meio desse link.
Conservação Internacional Brasil
A Conservação Internacional (CI-Brasil) é uma Organização da Sociedade Civil, criada em 1990, que trabalha para garantir um planeta saudável e produtivo para todos, com a crença de que todas as pessoas precisam da natureza para prosperar. Seu objetivo é proteger as coisas mais fundamentais que a natureza nos fornece: alimento, água, nossos meios de vida e estabilidade climática.
E para que seus esforços sejam mais efetivos, eles selecionaram algumas regiões do Brasil para focar suas ações em defesa da biodiversidade e ecossistemas da região Norte brasileira, principalmente nas áreas em que há presença da Floresta Amazônica.
Para fazer a diferença por esta causa, você pode apoiá-la acessando esse link.
Instituto Socioambiental (ISA)
O Instituto Socioambiental (ISA) é uma Organização da Sociedade Civil, fundada em 1994, para propor soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais com foco central na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.
Está estruturado em programas que têm por base as seguintes linhas de ação:
- Defesa dos direitos socioambientais
- Monitoramento e proposição de alternativas às políticas públicas
- Pesquisa, difusão, documentação de informações socioambientais
- Desenvolvimento de modelos participativos de sustentabilidade socioambiental
- Fortalecimento institucional dos parceiros locais
O ISA está presente no Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraíba, São Paulo e Roraima, sendo sua sede em São Paulo. E sua atuação consiste no monitoramento das áreas protegidas, defesa das políticas de direitos socioambientais e povos indígenas, além da valorização dos recursos naturais de cada um dos estados em que age.
Saiba como apoiar o ISA clicando aqui.
Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres
Fundada em 1999, a Renctas é uma OSC brasileira que luta pela conservação da biodiversidade. Sediada em Brasília, as ações da Renctas são realizadas em todo o território brasileiro por meio de parcerias com o setor privado, as autoridades governamentais e o Terceiro Setor.
Eles agem na promoção da conscientização ambiental da sociedade, apoio e incentivo de criação de políticas públicas, apoio aos órgãos de controle e fiscalização ambiental, e favorece a conservação das espécies silvestres. E seus princípios de atuação são:
- Independência institucional e existência auto-sustentável
- Valorização e respeito aos seus profissionais
- Ações baseadas em princípios éticos
- Respeito a todas as formas de vida
Esta também é a sua causa? Então apoie o Renctas e contribua para fortalecer ainda mais suas ações. É só clicar aqui.
Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
A Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) é uma Organização da Sociedade Civil que se diferencia pela rede de relacionamentos que estabelece com a comunidade científica, entidades de fomento internacionais e corporações nacionais. É uma organização que pensa e estrutura projetos e parcerias no tema do desenvolvimento sustentável, por meio de uma organização que concilia a fronteira do conhecimento com capacidade gerencial.
Foi fundada em 1992 e traz para a temática do desenvolvimento sustentável o olhar de uma entidade que não só acompanhou a evolução do tema, como também participou de forma relevante de momentos decisivos desta trajetória. Sua atuação é pautada principalmente na sustentabilidade das cidades, a conservação nas formas de produção, as mudanças do clima, a energia e a inovação são o foco do novo modelo do desenvolvimento sustentável.
A sede da FDBS está localizada no Rio de Janeiro, mas suas ações em benefício dos ecossistemas, biodiversidade e crescimento sustentável do Brasil fazem parte de todas as realidades nas quais as empresas fundadoras desta Organização da Sociedade Civil atuam.
Confira aqui quais são as empresas que fazem parte.
Chegou a sua hora de agir!
Agora que você conhece iniciativas e organizações que atuam pelo planeta, inspire-se por elas e faça a sua parte para transformar a Terra em um mundo melhor e mais respeitoso para todas as formas de vida. A sua ação pode fazer toda a diferença, não espere por tragédias para colocá-la em prática, aja hoje!