Com o passar dos anos cada vez mais pessoas têm conhecido ou procurado o crowdfunding
Embora esse conceito venha sendo trabalhado há bastante tempo, ainda é pouco reconhecido como uma nova indústria para muitos consumidores, especialmente para aqueles fora dos Estados Unidos – onde surgiu o financiamento coletivo. Crowdfunding é, por definição, a prática de financiar um projeto captando pequenas quantias de dinheiro através de um grande número de pessoas, geralmente através da Internet.
Em uma onda de recessão crescente, as pequenas empresas estão se esforçando mais do que nunca para se manter à tona e os empresários estão enfrentando grandes dificuldades. O crowdfunding oferece essas pessoas uma chance de sucesso, por apresentar seus negócios e projetos para o mundo inteiro. Existem inúmeras plataformas de crowdfunding seguras e confiáveis ao redor do mundo. Embora cada site ofereça diferentes benefícios, o conceito geral é o mesmo.
Em vez de investidores tradicionais, as campanhas de crowdfunding são financiadas pelo público em geral. Normalmente, os projetos bem sucedidos recebem cerca de 25-40% de sua meta através dos seus contatos de primeiro e segundo grau. Isso pode incluir amigos, família, colegas de trabalho ou qualquer um com quem o criador da campanha tenha um contato. Uma vez que um projeto alavanca, as pessoas que não conhecem o criador têm mais chances de contribuir pois a campanha já passa alguma credibilidade.
Há um enorme equívoco de que a criação de uma campanha de crowdfunding de sucesso é fácil, como lançá-la e esperar que viralize. Enquanto isso pode acontecer com uma campanha especifica, a grande maioria dos projetos vai exigir uma quantidade razoável de esforço por parte do criador do projeto. Lembre-se, essa não é uma plataforma para pedir uma esmola. Se você espera que as pessoas apoiem a sua causa, você deve estar pronto para explicar seu projeto quantas vezes for necessário.
Existem três razões principais pelas quais as pessoas desconhecidas podem se interessar pelo seu projeto e querer te ajudar: elas se identificaram com o objetivo da sua campanha; elas se interessaram por um aspecto físico da campanha como as recompensas; ou elas se sentiram atraídas pela parte visual da sua campanha. Por isso, é extremamente necessário que todas as campanhas tenham os três pontos alinhados e atrativos.
Toda campanha deve ter um motivo muito especial por trás, recompensas exclusivas e interessantes e um layout atraente. Vídeos e imagens definitivamente desempenham um grande papel neste último ponto. O tempo é algo raro hoje em dia e, por isso, muitos possíveis contribuidores não vão se dar ao trabalho de parar para ler sua campanha e o vídeo pode ser uma abertura para que eles se interessem pela campanha e dediquem mais atenção à parte escrita.
Outro equívoco comum é que crowdfunding é útil somente para startups. Ao mesmo tempo que o financiamento coletivo abre portas para pequenas empresas, também beneficia ONGs, músicos, cineastas, escritores, atletas e qualquer um que tiver uma boa ideia e precisar de fundos para tira-la do papel.
Diferenciais das plataformas de crowdfunding brasileiras
Os brasileiros são muito generosos por natureza, mas poucos já tinham o hábito de colaborar e investir em projetos novos. Então, os fundadores de plataformas sentiram a necessidade de criar um local para criar uma cultura de contribuição que ainda não existia.
Todas as plataformas brasileiras seguem o modelo tradicional de financiamento coletivo, porém, se esforçam para oferecer diferenciais e adaptações que tragam melhores resultados. Dentre os diferenciais, estão à possibilidade de parcelar o pagamento das campanhas em até seis vezes – sendo que o criador da campanha recebe à vista – que definitivamente é uma adaptação para o público brasileiro, exclusividade da plataforma Kickante.
Outro diferencial está nas ferramentas voltadas para o aprendizado dos criadores de campanhas de financiamento coletivo, ajudando assim a profissionalizar o segmento de financiamento coletivo no Brasil. Na plataforma, o criador encontra dicas, vlogs e blogs para maximizar seu conhecimento.
Além disso, atua com campanhas tradicionais “Tudo ou Nada” (quem cria recebe apenas se atingir ou ultrapassar a meta estabelecida. Caso contrário, todas as doações são devolvidas aos seus contribuidores) ou “Flexível” (aquelas em que se recebe todo o valor arrecadado no término, mesmo sem ter atingido a meta estabelecida). Permite o pagamento com boleto, transferência bancária e cartão de crédito. Sua tecnologia é moderna e segura. Há um Painel de Controle ligado às instituições financeiras, para que idealizadores possam acompanhar em tempo real as contribuições. O site também é auditado diariamente, e trabalha com o sistema MOIP (intermediador de pagamentos on-line).
Em suma, crowdfunding é uma grande oportunidade de captar fundos para o seu projeto e ainda ajudar a movimentar a economia brasileira.