Relatório aponta tendências que devem orientar marcas com causa em 2026


Para discutir e entender o papel desempenhado pelos influenciadores digitais, na próxima terça-feira, 24, das 10h às 12h, representantes de OSCs e pesquisadoras/es se reúnem no webinário “Quem tem medo de Influencer? – como os criadores de conteúdo podem estar a favor da mobilização de causas”. A necessidade de discussão do cenário surge do apoio fundamental dos influencers na realização de debates políticos dos mais variados temas, que vão desde questões ambientais até as relacionadas ao corpo e a identidade.
Durante as enchentes no Rio Grande do Sul, em maio deste ano, os criadores de conteúdo tiveram protagonismo no que tange ao socorro a vítimas, como evidencia a pesquisa, realizada pela FGV com foco no debate digital, Entre o público e o privado: desinformação, ações de solidariedade e a mobilização digital da tragédia do RS.
Diante deste cenário, Organizações da Sociedade Civil tem o desafio de propor estratégias de comunicação que considerem os regimes de visibilidade das redes sociais e como estas condicionam as possibilidades de mobilização da sociedade. A programação conta com a participação de dois grupos de pesquisadores importantes na análise das redes sociais: o laboratório de pesquisa da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Netlab), representado por Débora Salles e a FGV Comunicação Rio, representada por Mariana Carvalho e Renato Menezes.
Na sequência, três OSCs compartilham como tem realizado o diálogo com influencers a partir de suas estratégias: Júlia Santos, que é analista de relacionamento com influenciadores no Greenpeace Brasil, comenta como o movimento tem como aliado desde pequenos influenciadores até grandes artistas. Já Fábio Góes Marinho, que foi coordenador do programa Creators pelo Clima, voltado para formação e aceleração de carreiras de criadores digitais, explica a estratégia da campanha Amazônia de Pé para abrir novos canais de diálogo sobre a defesa da floresta. Renata Senlle, que é gerente de comunicação para o relacionamento estratégico com influenciadores digitais na Diálogo Brasil, analisa a articulação com influencers e OSCs em torno das pautas socioambientais. Por fim, Giovanna Fiori, da ABCR e fundadora do Deixe Vivo, encerra o webinário trazendo alguns insights para as OSCs.
Confira a programação
Apresentação
Sociedade Viva – Christiane Sampaio
ABCR – Fernando Nogueira
Mobilização de causas no ambiente digital
Netlab/UFRJ – Débora Salles
FGV Comunicação Rio, Projeto Mídia e Democracia – Mariana Carvalho e Renato Menezes
Boas práticas das OSCs
Greenpeace Brasil – Júlia Santos
Creators pelo Clima – Fábio Góes Marinho
Diálogo Brasil – Renata Senlle
Insights para as OSCs: Giovanna Fiori (ABCR)
O evento é uma realização da Sociedade Viva, Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), Movimento por uma Cultura de Doação (MCD), com apoio do Greenpeace Brasil e é voltado para profissionais de comunicação, captação de recursos e lideranças de OSCs. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas neste link.
Fonte: ABCR
Relatório aponta tendências que devem orientar marcas com causa em 2026
Curso capacita OSCs para captar recursos na América do Norte
Projeto fortalece turismo de base comunitária no Rio
Fundação Salvador Arena lança programa nacional para fortalecer OSCs

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001