ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis


Por Roberto Ravagnani
Eu comemoro o voluntariado todos os dias, mas o dia 05 de dezembro, dia internacional do voluntariado, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1985, é um dia que muitos tiram para lembrar, comemorar e reconhecer os voluntários.
Eu, portanto, entro um pouco nesta onda do dia 05/12 e mais uma vez reconheço o precioso trabalho desenvolvido por todos os voluntários do mundo.
E nunca é demais, principalmente para minha coluna que fala todas as semanas sobre o assunto, reconhecer que o voluntariado ajuda a sociedade oferecendo uma oportunidade para as pessoas contribuírem para causas importantes e fazer a diferença na vida de outros. Além disso, o voluntariado também pode ter um impacto transformador nas pessoas, permitindo-lhes desenvolver novas habilidades, ampliar suas perspectivas e construir relacionamentos significativos.
O voluntariado é uma ferramenta de transformação social e pessoal. Ao se envolver em atividades voluntárias, as pessoas têm a oportunidade de contribuir para causas importantes e fazer a diferença na vida de outros.
Além disso, o voluntariado também promove a solidariedade e a cooperação entre as pessoas. Ao trabalhar em equipe em projetos voluntários, os indivíduos aprendem a importância de trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns. Isso fortalece os laços sociais e promove um senso de comunidade e pertencimento.
Outra forma pela qual o voluntariado contribui para a transformação social é através da conscientização e da luta por uma causa. Muitas vezes, as atividades voluntárias estão relacionadas a questões sociais e ambientais, e os voluntários têm a oportunidade de educar e sensibilizar as pessoas sobre essas questões. Eles podem fazer campanhas, participar de eventos e compartilhar informações para promover mudanças positivas na sociedade.
Além disso, o voluntariado também pode ter um impacto positivo na carreira das pessoas. Ao se envolver em atividades voluntárias, os indivíduos podem adquirir novas habilidades e experiências que são valorizadas no mercado de trabalho. O voluntariado demonstra iniciativa, comprometimento e habilidades de trabalho em equipe, características que muitos empregadores valorizam. Portanto, o voluntariado pode ser uma forma de enriquecer o currículo e aumentar as oportunidades profissionais.
Ainda vale um olhar diferente sobre o voluntariado, pois esta atividade, nos dá um olhar mais crítico, apura nossa visão com relação à sociedade onde estamos inseridos e nos transforma em cidadãos mais atentos. Ser voluntário, não é ser bonzinho e aceitar tudo, muito pelo contrário, com uma nova forma de ver a sociedade, passamos a ser críticos de forma construtiva e passamos a entender nossas obrigações como cidadãos, principalmente na observância de nossos direitos e qual a melhor forma de fazer com que sejam cumpridos. Ser Voluntário é um modo de ser e não somente uma atividade.
Em resumo, o voluntariado é uma ferramenta poderosa de transformação social e pessoal. Se você está em busca de uma maneira de fazer a diferença e contribuir para um mundo melhor, o voluntariado é uma excelente opção.
Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado, ESG e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA e do VOL, porta voz pela ONU, Associado da VRS Consult da Guatemala, prof. de Voluntariado da PADLA University- México e Único Brasileiro Consultor acreditado internacionalmente por Empresability . @roberto.ravagnani
ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção
ONG amplia acervo com obra acessível de bell hooks
SP Invisível promove ceias para pessoas em situação de rua

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001