Sincronicidade Cósmica: contração e expansão… Ciclos da natureza que marcam o ritmo da vida, do universo… A sincronicidade cósmica!
Este artigo foi feito com base em uma enquete realizada no Facebook sobre os momentos significativos pelos quais passamos durante a vida, especialmente os relacionados ao término de um ciclo e início de outro, momentos de profunda transformação biológica, emocional, mental e espiritual. Gratidão a todos que participaram!
O ser humano funciona ritmicamente e a partir da frequência que opta vibrar na vida experiência seus ciclos biológicos, psicológicos e espirituais de formas distintas.
Tempo Vivo
A escolha por viver de acordo com o tempo vivo, com o ciclo do corpo, da natureza e do sistema solar é um direito biosférico, entretanto, desconhecido pela maioria da sociedade contemporânea inscrita no tempo irregular, mecânico e artificial. A natural necessidade de contração e expansão é descaracterizada.
Os ciclos naturais são regidos por um tempo qualitativo, regular, um pulsar vivo, uma alternância em aumentar e diminuir, subir e descer, contrair e expandir. Nosso ritmo interno, nosso corpo vital funciona equilibradamente de acordo com estes processos temporais da natureza… só assim somos saudáveis.
Influência Lunar
Uma das influências mais importantes que determinam a pulsão da vida na terra é a da Lua. É ela quem tece o caminho das “águas, do sangue, das secreções…”. Os ciclos da mulher e do homem (estes perdidos na inconsciência, segundo Ricardo Gonzaléz Herrera, participante da enquete) são regidos por sua trama.
Sincronizar a vida cotidiana à frequência natural do cosmos produz ressonância positiva no desenvolvimento individual, especialmente no que diz respeito ao término e início dos ciclos – os quais inevitavelmente o ser humano está predestinado a experienciar nesta existência.
Ciclos
Os ciclos biológicos determinam profundas transformações nos estados emocional, mental e espiritual e carregam em si a função do amadurecimento humano. Segundo relatos dos participantes desta enquete, passar por estes ciclos não é nada fácil. O término de um, equivalente a morte, marca o início de outro, do nascimento, do despertar para novamente andar, falar e pensar. A antroposofia fala sabiamente sobre os ritmos e ciclos em setênios e sobre o desenvolvimento de cada fase da vida com muita propriedade. Todas as fases tem em si o experienciar, o conversar e o interiorizar.
O plano original, o plano da essência, indica regularidade, harmonia, fluidez… um ritmo biológico natural em consonância com o ritmo cosmológico promove a paz interna, imprescindível para atravessar estas fronteiras com mais suavidade e menos sofrimento.
Estado do Ser
O desfrutar do estado de estar no lugar certo, na hora certa, fazendo a coisa certa, depende de estar em sintonia com a vida cósmica, seu ritmo e seus ciclos.
O movimento instável, sintético e automático que move a vida contemporânea cria mentes assim caracterizadas e constrói labirintos ao encontro do EU, a íntima espiritualidade.
A fase que mais causa sofrimento na atualidade é a menopausa, tanto feminina, quanto masculina. É o momento em que se extingue a identidade reprodutiva, a capacidade de produzir algo parece perdida, a vitalidade decresce… contudo, esta é a fase em que as forças mudam de direção, deixam de ser usadas para reprodução e são liberadas em forma criativa. A espiritualidade ganha outra energia.
Ritos de passagem
Hoje em dia, a passagem de um ciclo ao outro não é mais ritualizada como antigamente. A importância do rito de passagem é negligenciada e a percepção do indivíduo fragilizada. Os processos internos são atropelados e a desconexão de si instalada num vazio que fragmenta a alma.
Os rituais de passagem fazem a despedida do ciclo anterior e honram os novos ciclos, preparam o caminho para a nova fase e nos mantém conectados ao corpo íntimo.
Conecte-se com seus ciclos A Sweet Medicine Nation, Mulher Medicina norte americana das tradições Lakota, Chickasaw e Choctaw, é especialista em ritos de passagem e vem a Curitiba em janeiro de 2018 para facilitar o processo de reconexão com nossos ciclos, nossos ritmos e nosso coração efetivando uma comunhão interna com nosso ser.
Venha relembrar a estruturar seus ciclos no tempo vivo e reverenciar a sincronicidade cósmica. Lembre-se! Os ciclos não voltam… GNÊ 2018 te espera!
Sweet Medicine Nation é a protagonista da abertura oficial do projeto, trazendo a House of Flowers, a Leitura do Propósito da Alma (Atendimento Individual) e a Cerimônia de Cannupa. Data: 17 a 22 de janeiro de 2018
Local: Colônia Presidente Faria, Colombo. Região Metropolitana de Curitiba – PR
Clique aqui e saiba mais.
Fonte: Guia da Alma