O Marco Regulatório e as suas indefinições

Redação
Atualizado em 20 de abril de 2025
  • Jurídico
  • Terceiro Setor
Compartilhe

E lá vem o Marco!! Descendo a rampa do Congresso Nacional!!

Não tão rápido como o Marcos que desceu o morro da vó Savelina, mas tão “véio” quanto, mais uma vez, possivelmente, o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil será adiado.

Através da Medida Provisória 684/2015 o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a entrada em vigor das regras para fevereiro de 2016, e permitiu que os municípios adotem tais medidas a partir janeiro de 2017, como informa o site do legislativo. O texto agora segue para o Senado Federal.

Na mesma oportunidade, várias revogações foram postas construindo mais um Frankenstein legislativo brasileiro, dentre elas pode-se destacar:

  • A vedação de construção de novas estruturas físicas;
  • A publicação por parte de administração do orçamento anual disponível para parcerias;
  • A proibição de gastos com publicidades.

Para ajudar a dissecar as partes do nosso Frank, leia mais no artigo Tirando as dúvidas sobre o MROSC em 12 passos.

Fazendo uma pausa para falar sobre os Frankensteins brasileiros, enxoradas legislativas, seja por parte de qual poder for, pudemos assistir de camarote este mês a vinda e a breve partida da Portaria 1.288/2015 do Ministério do Trabalho e Emprego, qual dispunha sobre “a contratação de aprendizes no âmbito das empresas cujas atividades demandem mão de obra com habilitação que impossibilita a aprendizagem e/ou as que exerçam atividades insalubres e perigosas”.

Tal portaria, que consistiu em um retrocesso social e legal foi rechaçada pelos próprios auditores do Ministério:

Ante todo o exposto, conclui-se que a portaria além de conter vício insanável de ilegalidade, desafia o princípio da proibição do retrocesso social acarretando graves prejuízos a juventude do país com a possibilidade da redução extrema do potencial de cotas das Empresas. Portanto, não resta melhor alternativa que a revogação total e imediata da portaria.

A partir disso, felizmente, o então Ministro de Estado do Trabalho e Previdência Social editou a Portaria 21/2015 revogando a aberração anterior.

Este rápido paralelo fora para refletir a dinamicidade das leis em nosso país, deixando a pergunta: será que tais mudanças acompanham o ritmo da sociedade ou atendem as vontades de determinados segmentos?

Uma coisa é certa, quando “tacarem pau no Marco” só nos restará cumprir.

Veja mais notícias sobre ,
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter
Notícias relacionadas
Porque você comemorou o Dia da Mulher da forma errada

Oito de março passou. E agora? Caso a sua empresa tenha enviado mensagens de “parabéns” para as colaboradoras, a sua ONG fez uma campanha nas redes sociais sobre a importância das mulheres, ou você compartilhou um post bonito no Instagram, mas nenhuma ação concreta foi implementada, então você comemorou o Dia da Mulher da forma […]

Eventos de Impacto Social no Brasil: oportunidades para aprender, conectar e transformar

Eventos de impacto social desempenham um papel de destaque no fortalecimento do terceiro setor no Brasil porque criam oportunidades para capacitação, trocas estratégicas e parcerias para que organizações, empreendedores sociais e profissionais da área possam ampliar seu impacto e eficiência. Participar desses eventos permite acompanhar tendências, explorar novas estratégias de atuação e conhecer inovações que […]

Os dados não mentem: MACHISMO MATA!

A violência contra a mulher já se tornou – inclusive – estatísticas. São números que assustam e assombram a realidade de todas as mulheres. Números que machucam, batem, assediam, oprimem e matam. São números que precisam ser expostos para serem revertidos.

O "Nossa Causa" é um portal de notícias dedicado ao fortalecimento e disseminação de informações sobre o terceiro setor no Brasil. Nosso compromisso é fornecer conteúdo de alta qualidade e relevância, abordando temas como responsabilidade social, voluntariado, filantropia e inovações sociais. Com uma equipe de jornalistas especializados e colaboradores apaixonados, buscamos amplificar vozes e iniciativas que promovem impacto social positivo, além de oferecer análises e insights que auxiliam organizações e indivíduos engajados em causas sociais.
Nas Redes
Fale Conosco

Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.